UFGD oferece 1.072 vagas em três vestibulares

-

As inscrições estão abertas para os diversos cursos oferecidos pela instituição.(Fotos: Franz Mendes)

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas em três vestibulares, oportunizando 1.072 vagas em 35 cursos de graduação presencial e a distância, para ingresso em 2021. O maior vestibular é para 33 cursos e os outros dois são específicos para Licenciatura em Educação no Campo e Letras-Libras (Licenciatura), oferecendo, respectivamente, 982 vagas, 60 vagas e 30 vagas. Todos com provas objetiva e de redação em 7 de fevereiro.

Aproximadamente 50% das vagas dos cursos são reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência.

O período de inscrição começou em 21 de setembro e onze dias depois, em 1º de outubro, chegou a aproximadamente 4 mil candidatos, metade interessada no curso de Medicina, historicamente o mais procurado e que está com 2.046 concorrentes. Esses números são iniciais e podem mudar depois dos prazos de isenção e de pagamento da taxa de inscrição.

Juntos, os três vestibulares irão selecionar candidatos interessados nas mais variadas profissões, por meio dos cursos de: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras (Bacharelado e Licenciatura a distância), Licenciatura em Educação no Campo, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Quem estiver em dúvida sobre qual curso escolher ou não está convicto da opção que já assinalou, tem até o último dia de inscrição para fazer essa alteração no sistema. Ler sobre cada um deles pode colaborar nesse processo. Entre na página dos cursos pelo endereço: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/cursos-ofertados.

INSCRIÇÕES

As inscrições são feitas completamente pela Internet, até às 17h do dia 20 de novembro. A taxa é de R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU-COBRANÇA), em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco. A exceção é para o Vestibular da Licenciatura em Educação no Campo, que não cobra a taxa de inscrição. Fora o pagamento dessa taxa, não existe taxa de matrícula nem mensalidade, já que todos os cursos são gratuitos.

Para a inscrição, o candidato deve: estar no Cadastro de Pessoa Física (CPF); acessar o endereço eletrônico https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2021; preencher os dados cadastrais; preencher a ficha de inscrição eletrônica, atentando-se às opções de concorrência e necessidade de posterior comprovação, inclusive fazendo a opção pela língua estrangeira de preferência (espanhol ou inglês); responder o questionário socioeconômico; imprimir a GRU para o pagamento da taxa de inscrição e efetuar seu pagamento.

DIREITO À ISENÇÃO DA TAXA

Quem não tem condições de pagar a taxa de inscrição tem até às 17h de 23 de outubro para solicitar a isenção da taxa, de forma que a Universidade renuncie à cobrança.  O direito à isenção da taxa de inscrição dos vestibulares da UFGD é garantido para candidatos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Para solicitar a isenção é preciso preencher formulários e enviar a documentação, tudo pela Internet, por meio da Área Restrita do Candidato: https://arearestrita.ufgd.edu.br. Os documentos necessários em cada caso serão detalhados no próprio sistema, após o preenchimento da solicitação.

CONTATOS

Todas as informações sobre os vestibulares estão publicadas na página: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/centro-de-selecao/selecao-na-ufgd As dúvidas podem ser solucionadas por meio de mensagem para o e-mail: vestibular@ufgd.edu.br ou pelo Whatsapp nos números: (67) 99298-6974 / 99332-4046, com expediente das 7h às 17h. Jornalismo ACS/UFGDFotos: Franz Mendes/UFGD

plugins premium WordPress