UFGD oferece minicurso gratuito de português para estrangeiros em Dourados

-

O Centro de Formação da UFGD (Universidade federal da Grande Dourados) ministrará nesse sábado (07), a partir das 14h, o minicurso “Português como Língua de Acolhimento (PLAc)”, destinado a capacitar voluntários para ensinar o idioma português para estrangeiros que estão em situação de refugiados ou exilados no Brasil.

Segundo os ministrantes, professores Juliana Vieira Leite e Jorge Delmar, devido à demanda de estrangeiros na cidade de Dourados, se tornou necessário capacitar parceiros da comunidade douradense para ajudar esses novos irmãos que buscam na cidade uma perspectiva de vida melhor.

O minicurso “Português como Língua de Acolhimento (PLAc)” tem como público alvo refugiados, portadores de visto humanitário ou qualquer cidadão de outro país que necessite aprender português para suas necessidades mais básicas e urgentes. O lema do minicurso é “Afetividade e urgência”.

O diferencial do curso de Português para Estrangeiros da UFGD é que as aulas são práticas, com material didático baseado na realidade linguística douradense.

No método “Português como Língua de Acolhimento (PLAc)”, o aluno estrangeiro receberá aulas com repertório gramatical e temático da Língua Portuguesa e da cultura douradense. O objetivo geral é ensinar a Língua Portuguesa na sua vertente prática, por meio de aulas expositivas, com material didático elaborado especificamente para o contexto da cidade de Dourados, visando uma aprendizagem rápida dos elementos mais urgentes para uma inserção linguística e laboral do aprendiz.

Em 2019 o Centro de Formação da UFGD, através do curso Português para Estrangeiros, certificou mais de 80 alunos, refugiados vindos do Haiti, Venezuela, Peru, Colômbia e África do Sul.

O minicurso que acontecerá nesse sábado é gratuito e não é necessária formação ou escolaridade mínima para participar.

Os participantes receberão certificados (03 horas).

COLABORAÇÃO

Para as pessoas que quiserem colaborar com o Centro de Formação da UFGD com doações ou empréstimo de materiais para execução do curso como laptop e datashow, entre em contato pelo e-mail: jorgedelmar@gmail.com ou pelo fone (67) 98479-9501.

SERVIÇO

As inscrições gratuitas podem ser feitas no dia do curso, na UFGD – Unidade 01 – sala 304, na Rua João Rosa Góes, 1761 – Vila Progresso.

As aulas acontecem no sábado (07/03), a partir das 14h.

plugins premium WordPress