Unidade de Maracaju celebra os 20 anos da UEMS

-

Na última segunda-feira, 16, na Câmara Municipal de Maracaju, aconteceu a solenidade em comemoração aos 20 anos da UEMS no município, com a presença de autoridades, membros da comunidade acadêmica e população em geral.

Para o reitor Fábio Edir, a data é um momento de grande alegria, pois “a UEMS chega à maturidade consolidando os caminhos e oportunidades junto à população de Maracaju”. Edir apresentou um panorama da história de sucesso que a universidade tem desenvolvido ao longo dos anos e reconheceu a importância da comunidade universitária nesse processo.

Fábio Edir informou que a UEMS transforma a realidade dos municípios em que atua, e com Maracaju não é diferente. “Sabemos o quanto a UEMS representa para a população local e estamos fazendo planos para crescer ainda mais na cidade”. Sobre as metas de expansão da universidade, o reitor citou que, atualmente há a oferta de quinze cursos presenciais e mais sete pelo sistema EaD. “A possibilidade de ofertar graduações e especializações à distância em Maracaju é cada vez mais real”, declarou.

A infraestrutura da UEMS de Maracaju se destaca pela conservação e reformas implementadas pelo gerente da Unidade, Airton de Moura. “Todas as alterações feitas e a manutenção constante é realizada pensando no bem-estar da comunidade universitária”, informou Moura.

A unidade conta com uma biblioteca informatizada que disponibiliza aos acadêmicos acesso à internet para pesquisa, e uma brinquedoteca onde os futuros pedagogos praticam a confecção de produtos didáticos reaproveitando materiais recicláveis. “A brinquedoteca é um laboratório onde desenvolvemos ideias relacionadas ao aprendizado lúdico, e o espaço também serve de espaço comum para debates sobre a Pedagogia”, explicou Laudelina Sanábria, que cursa o 2º ano de Pedagogia e é bolsista do PIBID.

Relatos que inspiram lutas

Personagem emblemático na a história da UEMS em Maracaju, o ex-gerente da Unidade Universitária, José Fernando de Campos, recordou fatos importantes que acompanhou nos seus 18 anos de vínculo com a instituição. O professor aposentou-se em 2012, mas ainda hoje, sempre que pode, visita o espaço e dá sugestões para o bom andamento da Unidade.

“Acompanhei a concepção desta entidade. Vi sua gestação e desenvolvimento e reconheço que a vinda da UEMS para Maracaju, é uma conquista da própria comunidade, que se mobilizou para que aqui fosse implantada a unidade”, afirmou Campos. De acordo com o professor aposentado, a UEMS é uma instituição diferenciada, “pois desde o seu início, ela foi ao encontro dos jovens sul-mato-grossenses e não contrário”.

Para o deputado estadual Lauro Davi, “a UEMS possui um passado de lutas que acabaram por refletir, atualmente, no bom momento que a Universidade vive”. Davi, porém, reconhece que ainda há mudanças necessárias para que a instituição alcance a plenitude em sua capacidade. “A luta atual é pelo retorno financeiro e orçamentário da UEMS, junto à Assembleia Legislativa”, defendeu o deputado, que é professor efetivo da UEMS licenciado para mandato político.

Também estiveram presentes na cerimônia os coordenadores das graduações ofertadas pela Unidade, Rita Carmem, coordenadora da Pedagogia, Alex Von Richter, coordenador de Administração de Empresas e a secretária de educação do município, Carolina Ferreira, que representou o prefeito Celso Vargas.

plugins premium WordPress