UNIGRAN utiliza plataforma do Google Classroom para continuar atividades acadêmicas

-

Professores ficam à disposição dos estudantes para atividades durante o horário referente às aulas.(Foto:Divulgação)

Considerando a declaração de emergência em saúde pública pela Organização Mundial de Saúde – OMS – e o aumento de casos positivos pelo COVID-19 no Brasil, a UNIGRAN tomou medidas preventivas para conter a disseminação do coronavírus, e a Instituição ativou de forma massiva a utilização de seu convênio com o Google.

Os estudantes já faziam uso do Google Classroom, mas de maneira complementar no ensino. Frente à situação de pandemia, passou-se a utilizá-la de maneira intensiva no processo de ensino-aprendizagem. “Nosso objetivo com essa ação é proteger os estudantes e colaboradores, contribuindo para minimizar os riscos de propagação do vírus. Desde o dia 17 de março, por prazo indeterminado, as aulas estão sendo ministradas pelo Google Classroom”, informa a Reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa.

“Os professores estão ministrando as aulas nos mesmos horários de aulas presenciais, na ferramenta Classroom, ao vivo ou enviando vídeos, explicam a matéria, aplicam atividades, enviam textos e discutem o conteúdo com os alunos que respondem na hora, pelo chat ou WhatsApp, como aconteceu em uma aula que presenciei hoje pela manhã no curso de Direito”, afirmou a Reitora.

Pela Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, o Ministério da Educação – MEC – autoriza as Instituições credenciadas para ministrarem até 40% de aulas a distância em cursos presenciais, como são os da UNIGRAN, e nesta quarta-feira, 17 de março, o MEC publicou a Portaria nº 343, autorizando o uso dessa modalidade por um mês, em todos os cursos presenciais do ensino superior do Brasil, podendo esse prazo ser ampliado devido ao período de pandemia.

Foram suspensos os eventos de extensão, palestras e jornadas acadêmicas presenciais, mas os alunos de todos os cursos presenciais devem acompanhar as aulas diariamente e realizar as atividades, via plataforma, Google Classroom.

“Em tempos de pandemia, todo cuidado antes do vírus se alastrar pode parecer excessivo, mas tem que ser assim, porque depois que propagado, até mortes podem acontecer e é isso que pretendemos evitar ”, enfatiza Rosa De Déa.

A Instituição emitiu um comunicado na segunda-feira, 16 de março, ressaltando que os professores permanecerão à disposição do aluno, em ambiente virtual, em seus horários de aulas normais, tirando dúvidas e acompanhando a participação dos acadêmicos pela plataforma. O calendário acadêmico institucional será cumprido rigorosamente e as atividades avaliativas acontecerão mediante comunicado de cada professor.

Em nota, a UNIGRAN ainda alerta que “os acadêmicos devem ficar atentos aos cuidados de saúde e atenção básica, evitando aglomerações públicas e, ainda, procurar manter-se conectado à plataforma virtual em ambiente reservado, durante seus respectivos horários de aula”.

Serviços

A secretaria, tesouraria e pós-graduação permanecerão abertas, de segunda-feira a sexta-feira, no período das 8h às 20h, e aos sábados, das 7h30 às 11h, em sistema de revezamento dos funcionários. Já a biblioteca está aberta apenas para devoluções.

plugins premium WordPress