Quem se inscreveu para o Vestibular 2015 da UFGD, mas ainda não confirmou sua inscrição, tem até hoje (20/10) para o pagamento da taxa de R$ 80,00, via Guia de Recolhimento da União (GRU), exclusivamente no Banco do Brasil, no CPF do candidato. Os isentos devem levar a documentação que comprove o benefício no Centro de Seleção, que fica no prédio da reitoria – Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Goes, 1761, Vila Progresso).
Em função da greve do setor bancário, a UFGD prorrogou o período de inscrições que se encerrou na sexta-feira. As provas da seleção continuarão sendo no dia 23 de novembro. Para 2015, a Universidade vai oferecer 962 novas vagas em 32 cursos de graduação presenciais.
Isenções
Não precisam pagar a taxa de inscrição os candidatos que, mediante envio de documentação, comprovem cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e terem cursado o ensino médio completo em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada.
Também não precisam pagar a taxa de inscrição alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul que estiverem matriculados e forem frequentes no 3º ano do Ensino Médio; estudantes que estiverem concluindo e forem aprovados na 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos – na modalidade Ensino Médio, e alunos matriculados e com assídua frequência no 2º semestre de 2014 do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).
Candidatos integrantes de famílias que façam parte do Cadastro Único do Governo Federal podem usar o cadastro para comprovar sua renda na solicitação de isenção da taxa de matrícula.
Cotas
Como nos últimos anos, a UFGD, em consonância com a Lei Federal 12.711/12, oferta 50% das vagas totais do Processo Seletivo Vestibular a candidatos que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas públicas. E, do total de vagas reservadas, metade é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.
Por sua vez, dentro das categorias de renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e superior a um salário mínimo e meio per capita, há um percentual (definido conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de vagas para candidatos autodeclarados indígenas, pretos e pardos.
Provas
Realizadas no dia 23 de novembro, as provas do Vestibular 2015 da UFGD serão estruturadas da seguinte forma: no período da manhã, das 8 horas às 10h30, haverá a prova de redação, e à tarde, das 13 horas às 17h30, os candidatos farão a prova objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha elaboradas na perspectiva interdisciplinar, envolvendo conteúdos referentes às matérias do Ensino Médio (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática e Química).
As provas serão realizadas em 15 municípios de Mato Grosso do Sul, simultaneamente. Essa opção deve ser feita no ato de inscrição. São as cidades: Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, São Gabriel do Oeste ou Três Lagoas.
Informações
Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o Processo Seletivo Vestibular 2015 da UFGD devem procurar a Coordenadoria do Centro de Seleção, ou pelos telefones (67) 3410-2840 e (67) 3410-2846 e pelo e-mail psv2015@ufgd.edu.br
Além disso, todos os dados sobre o processo estão no Edital de Abertura, publicado no site https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2015. Lá, dentre outras informações, estão o cronograma, quadro de cursos e lista de documentos necessários para matrícula