Viva Mulher incentiva a leitura por mulheres de todo o Brasil

-

ncontros são realizados aos sábados, geralmente o último de cada mês . (Foto: Arquivo Pessoal)

Incentivar a prática a leitura, acesso rápido e dinâmico a obras literárias dos mais diversos temas, porém, com uma particularidade: escritas apenas por mulheres. Essa é a ideia principal do projeto “Leia Mulheres” que, no Brasil, teve início em 2015.

Único no Estado, em Dourados grupo teve a primeira reunião no dia 20 de janeiro, no quiosque do Parque do Lago e reuniu 15 participantes. Os encontros serão realizados todos os últimos sábados de cada mês, em locais e horários a serem definidos.

Com temáticas fortes, o intuito é, inclusive, quebrar tabus e desmistificar assuntos que teoricamente geram algum tipo de pré-conceito na sociedade, além de abranger temas de todos os tipos, adaptando-os para a atual realidade.

Na cidade, o grupo de discussão é mediado pelas professoras Andréia de Oliveira Iguma e Grazielli Alves de Lima, ambas graduadas na área da linguagem. De acordo com a professora Andréia, o mercado editorial ainda é bastante restrito a obras escritas por mulheres o que acaba não dando tanta visibilidade para a linha feminina de escritoras.

“Nossa ideia é trazer, para pessoas de todos os gêneros, os mais diferentes tipos e títulos de obras escritas especificamente por mulheres. Por isso é tão importante divulgar esse projeto, já que o mercado editorial ainda é muito restrito na propagação dessas obras”, diz Iguma.

De acordo com Grazielli, as obras são lidas e estudadas antes de cada reunião, que acontece aos sábados, geralmente o último de cada mês. O próximo encontro será realizado no dia 24 de fevereiro, na Aduf – Rua Arthur Frantz, 290 – Parque Alvorada. A obra escolhida é da escritora Margaret Atwood, “O Conto da Aia”.

“É importante salientar que todas as pessoas interessadas podem participar dos estudos, não é uma reunião voltada apenas para mulheres, apenas as obras que precisam especificamente ser escrita por mulheres”, finaliza Lima.

Interessados em ficar por dentro dos encontros e de todas as novidades acerca do grupo “Leia Mulheres” de Dourados, basta acessar o grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1961380644182991/ para mais informações.

plugins premium WordPress