Buscando otimizar cada investimento no período de campanha, Racib Harb (Republicanos) tem enxugado o que pode dos gastos eleitorais. Com pouco recurso e sem alianças partidárias, o candidato à sucessão de Délia Razuk tem surpreendido quando o assunto é engajamento orgânico – aquele que não ocorre por financiamento.
Em tempos de pandemia, o principal aliado do republicano são as redes sociais. Em sua página oficial no Facebook e Instagram, Racib tem levado propostas e discutido com eleitores o futuro que quer construir para Dourados. Fugindo dos ataques pessoais, o farmacêutico bioquímico se diz preocupado apenas com o eleitor espontâneo.
“Desde que passei a mostrar meus valores e ideais, cidadãos com anseio de mudança política em Dourados passaram a enfatizar as nossas propostas. Temos buscado concentrar nossas ações na oferta de planos que podem recuperar a dignidade que nos foi roubada pelas gestões passadas e a atual. O momento é de refletir sobre a importância do voto por confiança e a leitura correta dos atos de cada postulante”, aconselha o candidato.
Nas redes sociais o apoio espontâneo à candidatura de Racib é cada vez maior. Segundo dados do Facebook, coletados pela assessoria de campanha do candidato, somente nos últimos 28 dias o número de pessoas engajadas com as publicações e atividades de Racib já seria suficiente para aproximá-lo da eleição, considerando a quantidade de postulantes à cadeira do executivo. Mas Racib garante ter o ‘pé no chão’.
“Não canto vitória antes do fechamento das urnas no dia 15. Quem estiver fazendo isso é leviano. Temos uma expectativa muito forte na população. É ela quem define. Não temos dinheiro sobrando em caixa, não temos apadrinhamento político e muito menos contatos com institutos de pesquisa. O que temos é a força da população para tirar Dourados do buraco que a enfiaram. E os cidadãos estão atentos a isso. Plano A e B já provaram não serem efetivos, afinal já exercem a vida política há tempos. Nós somos a voz de uma renovação real, comprometida com o cidadão e livre das amarras que cercam nossos adversários”, afirmou o candidato.
Entre sete concorrentes ao cargo ocupado por Délia Razuk, Racib é o único que ainda não fez impulsionamentos pagos na maior plataforma social digital do mundo.
Nas ruas a receptividade da população é cada vez melhor. Muitos ainda resistem à identificação de ‘político’, “mas com poucos minutos de conversa e apresentação do plano de governo, logo a gente consegue conquistar a confiança do cidadão. Essa é a melhor parte da corrida, o olhar de esperança que a gente provoca na população”, disse o republicano.
ALERTA PARA O VOTO ÚTIL
Racib faz um alerta ao cidadão, diante de uma campanha promovida pelo concorrente progressista, Alan Guedes. Nas redes sociais, a equipe do candidato tem mobilizado o eleitor a depositar o voto útil em sua candidatura. Como aparece em segundo lugar nas pesquisas, Alan quer convencer o eleitor de Racib e dos demais candidatos a transferirem o voto para a coligação ‘Respeito Por Dourados’ , garantindo-lhe mais robustez para encarar Barbosinha (DEM), o candidato do governador Rainaldo Azambuja (PSDB), que recentemente foi denunciado por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Na avaliação do republicano, a estratégia eleitoral de Alan Guedes demonstra “desespero” e “imaturidade”.
“Se o candidato precisa persuadir o meu eleitor a votar nele, dizendo que eu não tenho chances por dados de pesquisas, ele não merece ser prefeito de Dourados. É muita insensatez, um desespero e uma imaturidade sem tamanho. Alan é um candidato forte, ao qual tenho muito respeito, mas tem desonrado a dignidade do eleitor e agora, na reta final, demonstra de fato a estrutura frágil que sustenta sua candidatura. Cabe ao eleitor decidir se é a esse projeto que ele entregará Dourados nos próximos 4 anos”, finalizou.