Pesquisa mostra equilíbrio na disputa pelo Governo. Riedel avança

-


Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45), se consolidou na segunda colocação da disputa pelo Governo do Estado, empatado tecnicamente com o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. É o que mostra a pesquisa do Instituto Ranking, divulgada nesta terça (30).


Riedel tem aliados de peso na disputa. Um deles é a candidata ao Senado, a ex-ministra do presidente Jair Bolsonaro, Tereza Cristina, que lidera com folga a preferência do eleitorado. No cenário estimulado, ela surge com 38.2% da preferência dos eleitores do Estado. Bem à frente de Odilon de Oliveira, com 16%. Luiz Henrique Mandetta aparece em terceiro, com 14.6%. Os demais candidatos ao Senado, Tiago Botelho, Jeferson Bezerra e Anízio Tocchio somam, juntos, menos de 10% das intenções de votos.
O presidente Jair Bolsonaro, outro apoiador de Riedel, tem mais de 40% das intenções de voto no Estado, consolidando ainda mais o caminho do candidato rumo à governadoria. Falando em governadoria, o governador Reinaldo Azambuja também é um parceiro de peso de Eduardo Riedel. Ele finaliza seu governo com boa avaliação da população, mostra a pesquisa. Ele tem 46.5% entre Ótimo e Bom, e 71.2% de aprovação do eleitorado.


A grande vantagem de Eduardo Riedel contra Marquinhos e o ex-governador André Puccinelli (que lidera a pesquisa) é a sua baixíssima taxa de rejeição (a taxa de rejeição mostra em que candidatos o eleitor não votaria “de jeito algum”). O ex-governador apresenta 19.5% de repúdio entre o eleitorado sul-mato-grossense, seguido pelo ex-prefeito de Campo Grande, com 18.3%. Capitão Contar tem a terceira maior rejeição, com 12,2%, seguido por Giselle Marques (8.7%), Rose Modesto (5,9%) e Eduardo Riedel, com apenas 5% de rejeição.


BONS NÚMEROS
Segundo o levantamento estimulado (aquele em que os pesquisadores apresentam ao entrevistado a lista de candidatos), Riedel tem 17.4% das intenções de voto, contra 17.7% de Marquinhos, empatados tecnicamente na segunda posição. O ex-governador André Puccinelli mantém-se em primeiro lugar, com 23%. Rose Modesto surge em quarto lugar, com 13.1%, seguida de longe por Capitão Contar, com 9,2%. Giselle Marques tem 2%, Adônis Marcos 0,2% e Magno Souza 0.1%. Brancos, Nulos, Indecisos e pessoas que não responderam somaram 17.2%.
Nos votos válidos (a conta que desconsidera brancos, nulos, indecisos, que não sabem ou não responderam – -e assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga os resultados das eleições), Puccinelli surge com 27.8%, seguido por Marquinhos (21.4%) e Riedel (21.1%), também empatados tecnicamente.


A PESQUISA
O Instituto Ranking Brasil fez 3.000 entrevistas, em 30 municípios, entre os dias 24 e 29 de agosto. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima é de 1,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob os números MS-08328/2022 e BR-09736/2022.

plugins premium WordPress