Mundo Senai estimula jovens a conhecerem a educação profissional

-

Oferecer a sociedade uma oportunidade de vivenciar diversas profissões do setor industrial é um dos objetivos do Mundo Senai, que foi realizado ontem (10/09) e hoje (11/09) nas unidades de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas, nesta quinta-feira (10/09) com a presença de milhares de estudantes das escolas públicas e comunidade em geral.

O gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa, destacou que aproximadamente 20 escolas passaram pela unidade durante os dois dias do evento. “O projeto promove a aproximação com a indústria e também entre alunos. Ao receber a comunidade e os estudantes de outras escolas, conseguimos despertar o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e valorizar os nossos alunos que ajudam a apresentar esses cursos”, declarou.

Já a gerente do Senai de Naviraí, Sandra Denega, disse que nos dois dias chegou a receber em torno de 1,5 mil visitantes. “Os alunos do Senai têm um momento significativo de se expor para comunidade e mostrar o trabalho, isso faz com que eles enfrentem os medos e desafios. Para os alunos de fora e a comunidade é uma forma de ficar sabendo o que é o Senai, tirar dúvidas e começar a se identificar com os cursos”, falou.

Em Aparecida do Taboado, a gerente do Senai, Ana Elizabete de Lima Garcia, disse que a comunidade tem sido receptiva e que os alunos têm a oportunidade de passar para a comunidade o que já aprenderam. “Nós estamos com a unidade aberta recebendo os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e também dos três anos do Ensino Médio para conhecerem nossos cursos e laboratórios. Essa é uma oportunidade extremamente importante para eles terem conhecimento da nossa estrutura e do que podemos ofertar”, disse.

Para o gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, as orientações profissionais e visitas guiadas aos laboratórios simulam o dia a dia da indústria e mostram o que é oferecido na instituição. “Esta é uma ótima oportunidade para comunidade conhecer o trabalho desenvolvido aqui e motivar as pessoas a buscarem os cursos”, ressaltou.

O gerente do Senai de Dourados, Yashi de Miranda, estima que pelo menos 2 mil pessoas passaram pela unidade. “A movimentação está bem intensa, conseguimos trazer um público de estudantes até de fora da cidade e também reunimos empresários. Para os alunos, tanto do Senai como de fora, é uma oportunidade de compartilhar conhecimento com pessoas da mesma idade, o que faz eles se aproximarem mais”, salientou.

Visitantes

Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 26 de Agosto, Ergon Zamarian, 17 anos, a oportunidade permite conhecer várias profissões. “É uma forma de apresentar o mundo ao jovem, porque os cursos podem se complementar. Por exemplo, você um curso de mecânica e depois pode fazer uma faculdade relacionada a área”, comentou.

A também estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 26 de Agosto, Aliane Elias Amaral, 17 anos, disse que a experiência dos cursos agrega ainda mais valor para o currículo dos jovens. “Ver de perto essa realidade incentiva a pensar de forma diferente, porque, muitas vezes, estamos acostumados com a mesma rotina de ir à escola e se limitar aquilo, mas ir além te oferece maturidade e disciplina. Tudo isso é importante para a preparação para o trabalho”, afirmou.

Já a professora da Escola Estadual 26 de Agosto, Jéssica Scheffer, está acompanhando os alunos na programação. “Estudantes contando suas experiências para outros estudantes e incentivando a procura por uma profissão, mostrando o mundo do trabalho. E o mais interessante é que eles têm a mesma idade, falam a mesma língua. É, com certeza, muito enriquecedor para todos”, falou.

Para os estudantes dos cursos do Senai de Campo Grande, a experiência também é válida e eles aprendem com as apresentações. “Estamos compartilhando nosso conhecimento adquirido no curso e demonstrando nosso trabalho, assim ajudamos as pessoas mais jovens a conhecer, sentirem-se atraídas pelo trabalho, e ter uma chance aqui no Senai”, disse o aluno do curso de assistente de produção, Cleiverson Peixoto, 20 anos.

Na avaliação da aluna do curso de assistente administrativo do Senai de Campo Grande, Talita Abade, 18 anos, falou da chance que outros estudantes têm de conhecer o mundo Senai. “Nós temos que demonstrar o que fazemos e o que já aprendemos, então é uma experiência muito gratificante. Os outros alunos podem ver o que aprendemos no curso e assim ajudamos eles na escolha da profissão e seguir no mercado de trabalho”, destacou.

Serviço – O Mundo Senai é um evento gratuito aberto para jovens, alunos e ex-alunos do Senai, escolas e comunidades de todo o País e para participar basta escolher uma das cidades que vai realizar o evento no link https://www.mundosenai.com.br/onde-acontece/

plugins premium WordPress