Começou com vantagem rubro-negra a semifinal da Copa Libertadores. Em Curitiba, nesta terça-feira (30), o Athletico Paranaense recebeu o Palmeiras e abriu vantagem com vitória por 1 a 0. Foi a primeira derrota do atual bicampeão da competição na atual edição e quebrou uma invencibilidade verde de 20 jogos como visitante desde 2020.
Com a bola rolando na Arena da Baixada, o Athletico foi melhor e mereceu sair em vantagem no primeiro tempo. Quase abriu o placar em um lance que Gustavo Gómez só não marcou contra por causa da intervenção de Weverton, mas no segundo vacilo, não teve perdão. Em cruzamento pela direita aos 22 minutos, Murilo afastou mal, Vítor Roque brigou pelo rebote e conseguiu cruzar para Alax Santana, na pequena área, dominar e tocar no contrapé do goleiro, marcando o gol do jogo.
Na etapa final, o Palmeiras tentou equilibrar o jogo, e conseguiu. Mas pouco incomodou o goleiro Bento, que fez defesas apenas em chutes de fora da área. Mesmo após a expulsão de Hugo Moura, aos 28 minutos, o time paulista não conseguiu se impor para buscar a igualdade.
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (6), no Allianz Parque, em São Paulo. O Athletico garante vaga para disputar sua segunda final de Libertadores com um empate. O Palmeiras precisa de uma vitória por dois ou mais gols de vantagem para disputar o título pela terceira vez seguida. Em caso de vitória simples, por qualquer placar, a disputa vai para os pênaltis.