Atleta paralímpica da UNIGRAN representa o Centro-Oeste nos Jogos Universitários

-

Bethânia descobriu no esporte a força que precisava para superar a deficiência e se tornou a motivação de outros deficientes.(Foto: Divulgação)

A atleta paralímpica da UNIGRAN, Bethânia Ferreira Gomes, mais uma vez é motivo de orgulho para o esporte douradense e sul-mato-grossense. Neste fim de semana, ela participou como atleta convidada do Jogos Universitários de Pernambuco – JUPs 2020, realizado pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE). O evento aconteceu com a devida autorização governamental para realização de competições amadoras.

Competindo nas modalidades de arremesso de peso, dardo e disco, a atleta é um exemplo de superação, pois ingressou no esporte após perder mais de 90% da visão. Depois de meses de uma depressão profunda, começou a correr com a ajuda da treinadora Sandra Arosi, que estimulou a buscar na prática esportiva um eficaz antidoto para os problemas que vinha enfrentando. O resultado logo de início foi tão positivo que ela em 2016 resolveu criar o Clube Monte Sião, que hoje atende pessoas com diversos tipos de deficiências, que assim como Bethânia, encontram no esporte um novo sentido na vida.

“Estou muito feliz por ter sido convidada para participar do JUPs 2020 em Pernambuco. É a primeira vez que competi no evento e gerou boas expectativas, pois é a primeira pós-pandemia. Apesar das dificuldades trazidas pela Covid-19, não paramos nossos treinos e me preparei para dar o meu melhor e representar nossa cidade e nosso estado. Agradeço a UNIGRAN por todo o apoio que tem dado, incentivando o esporte paralímpico em nossa cidade”, disse a atleta.

Bethânia foi atleta revelação, bateu a marca do record do comitê Paralímpico Brasileiro na Prova de Disco, sendo a única atleta paralímpica, as outras competidoras eram da seleção Olímpica Brasileira.

Esta foi a 68ª edição dos JUPs. Ao todo, participaram da competição cerca de 30 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, somando, aproximadamente, 700 atletas e treinadores. As equipes e os competidores que participaram dos Jogos representando a bandeira pernambucana foram classificados a partir dos Jogos Universitários de Pernambuco 2019. Destas modalidades disputadas no Recife durante os JUPs, cinco garantiram aos seus competidores vaga para seus respectivos campeonatos mundiais, com exceção apenas do Futebol 7.

plugins premium WordPress