Brasil luta por vagas olímpicas na Copa do Mundo de Saltos Ornamentais

-

A seleção brasileira de saltos ornamentais inicia às 22h (horário de Brasília) desta sexta-feira (30) sua busca pelas primeiras vagas olímpicas da modalidade na Copa do Mundo, em Tóquio (Japão). No evento, que vale como Pré-Olímpico dos Santos Ornamentais, estarão oito atletas que se classificaram em fevereiro na seletiva nacional, no Rio de Janeiro. As disputas da Copa do Mundo ocorrerão até o dia 5 de maio.

A delegação brasileira conta com Ingrid Oliveira, Giovanna Pedroso, Anna Lucia Santos, Luana Lira, Ian Matos, Isaac Souza, Kawan Pereira e Luis Felipe Moura. As disputas da competição em Tóquio, serão na mesma piscina em que ocorrerão as prova olímpicas.

Após a seletiva no Rio, o Brasil foi campeão sul-americano, em Buenos Aires (Argentina). Um dos destaques da competição foi Giovanna Pedroso, que busca a classificação para a segunda Olimpíada na carreira. 

“Da seletiva para o Sul-Americano já consegui ter um ganho e do Sul-Americano para cá também tive uma melhora. Então a expectativa é a melhor possível para conseguir essa vaga olímpica que é meu maior sonho”, disse a atleta de 22 anos em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Para assegurar a vaga olímpica, os brasileiros precisam ficar entre os 18 primeiros colocados na disputa individual e, na sincronizada, estar nas três primeiras posições ao final da competição. 

“Para classificar para os Jogos Olímpicos, depende da competição que eles [atletas] vão fazer aqui. Caso fosse um índice, seria um pouco mais fácil, mas, como é uma colocação, é mais complicado. Vamos fazer nossa parte e trazer essas vagas para o Brasil”, afirmou Ricardo Moreira, chefe da equipe brasileira e diretor de saltos ornamentais da CBDA.

VEJA TAMBEM