Começa neste domingo a caminha do Itaporã FC na sua primeira participação em competições nacionais. Contra a Anapolina-GO, no Estádio Douradão, às 16h, o time da cidade Pedra Bonita procura deixar para trás a decepção de ter sido rebaixado para a segundona estadual. Com a vaga herdada graças às desistências de Cene e Naviraiense, os primeiros classificados de acordo com o Estadual 2013, a diretoria teve cerca de 30 dias para montar o elenco, organizar a logística e ainda buscar recursos e parceiros para a disputa.
Tudo resolvido, o técnico Denilson Rafaine correu contra o tempo para montar o time, pelo menos, para esse primeiro jogo. O grupo é formado por 16 jogadores profissionais e o complemento com atletas do time que se prepara para o Estadual Sub-19, mas, segundo o treinador, isso não é problema. “Temos um elenco bom para iniciar o campeonato, dentro do nosso planejamento, contando com a experiência dos jogadores já conhecidos e a vontade de crescimentos dos mais jovens”, avaliou.
Mesmo com o elenco sendo montado a toque de caixa, Rafaine aposta que o Itaporã pode surpreender adversários com melhor estrutura e história no futebol nacional. “Apesar do tempo curto, nossa expectativa é a melhor possível. Os jogadores entenderam nosso modelo de jogo e não vamos entrar no Brasileiro para sermos apenas coadjuvantes, vamos brigar”, afirma, confiante.
Na avaliação do treinador, entretanto, Anapolina e Brasiliense-DF são os favoritos para as duas vagas do Grupo A5, que ainda tem Villa Nova-MG e Estrela do Norte-ES. “A Anapolina vem trabalhando faz tempo, fez três bons amistosos, o que nós não conseguimos, mas também enfrentam problemas, inclusive financeiros. O Brasiliense entra na disputa para tentar retornar às divisões principais do futebol nacional. Fora isso ainda tem o Estrela do Norte, campeão capixaba”. Essa dificuldade, no entanto, não é motivo para não sonhar em ir longe na disputa. “A Série D é uma competição complicada, com 41 times querendo o acesso. Porque não o Itaporã ter esse mesmo pensamento”, conclui.
Para a primeira rodada, o técnico terá à disposição os goleiros Roger Paranhos e Wellington, os laterais Wesley e Jô, os zagueiros Renan, Jaime e Gustavo, os volantes Rômulo, Christian, Doriva e Buru, os meias Joel, Uélison Santana e Alex Cruz e os atacantes Tiaguinho e Fágner Lins. Jogadores que se preparam para o Estadual Sub-19 completam o grupo para a competição como o goleiro Diego, lateral Gegê, zagueiro Renan, volante Vágner, meia Rosalem e atacante Borges. Destes, apenas Joel, com problemas na documentação, não deve ser aproveitado.
Arbitragem e Ingressos
Itaporã e Anapolina jogam com arbitragem do Estado de São Paulo. O árbitro será Marcelo Prieto Alfieri. Ele será auxiliado por Fausto Augusto Viana Moretti e Leandro Matos Feitosa.
Marcos Mateus Pereira será o quarto árbitro e Manoel Paixão dos Santos o assessor de arbitragem.
Os ingressos para o jogo estão à vendana loja de esportes Camisa 10, no Restaurante Esquina Carioca e nas bilheterias do Estádio Douradão. Os preços são os mesmos praticados durante o Campeonato Estadual com arquibancadas cobertas à R$ 10 e cadeiras cobertas custando R$ 20.