Corumbá é bicampeão no futsal masculino dos Jogos Escolares; Maracaju desbanca atual campeã no feminino

-

As disputas do futsal nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul (12 a 14 anos) terminaram nesta quinta-feira (9), no ginásio da Unigran, em Dourados. O maior evento esportivo-escolar estadual, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS), teve a participação de 64 alunos-atletas de sete municípios. O formato, reduzido devido à pandemia da Covid-19, teve “blindagem” contra a transmissão viral, contando com protocolos rígidos de biossegurança e testagem completa dos participantes.

A Escola Tenir, de Corumbá, sagrou-se bicampeã no gênero masculino e representará mais uma vez Mato Grosso do Sul na fase nacional, os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), que acontecerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ). O último título estadual veio em 2019, na Copa dos Campeões. No mesmo ano, na etapa brasileira, realizada em Blumenau (SC), a equipe pantaneira assegurou a terceira colocação.

Com a pontaria em dia e defesa sólida, a instituição de ensino da Capital do Pantanal fechou os Jogos Escolares deste ano com 27 gols feitos e nenhum sofrido. Na estreia, bateu o Colégio Raul Sans de Matos – Funlec (Campo Grande) por 7 a 0. Na sequência, duas goleadas pelo placar de 10 a 0: primeiro, contra Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa (Aral Moreira) e, depois, diante da E.E. Pastor Daniel Berg (Dourados).

A seriedade do time em quadra foi cobrada pelo técnico Dory Zolabarrieta, que tratou todos os três compromissos como “finais”. “Saímos de Corumbá com o pensamento de jogar sério, não sabíamos o que íamos encontrar pela frente. Todo mundo vem para querer ser campeão e representar o estado no nacional. Então, cada jogo foi uma final e jogamos para sermos campeões. Apesar de pouco tempo de trabalho, devido à pandemia, no fim deu certo e levamos o bicampeonato para casa”, enfatiza o treinador.

Campeão pela primeira vez nos Escolares, Thales Fernando Pinho, de 14 anos, foi um dos destaques da Escola Tenir, em especial pelos dribles e agilidade em quadra. “Estou me sentindo muito bem, é muito bom ser campeão pela primeira vez. Achei os jogos muito competitivos, mas jogamos bem, acredito que todos jogaram certinho, fizemos tudo o que aprendemos nos treinamentos”. Sobre a ida ao Rio, o camisa 10 mostra-se empolgado. “Estou ansioso e muito feliz com essa oportunidade”.

Entre as meninas, a Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, representante de Maracaju, desbancou a atual campeã, a Escola Municipal Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, de Amambai. Com uma vitória para cada lado na chave, com três participantes, o duelo entre as equipes foi o que definiu o troféu.

Em confronto disputado centímetro a centímetro, a instituição maracajuense conseguiu se sobressair, fazendo 2 a 1. A primeira vitória no campeonato veio contra a Escola Estadual Roberto Scaff (Anastácio), por 4 a 1. Há 16 anos atuando como técnica, Maria Auxiliadora Fava vibrou muito após o apito final “Há anos viemos batalhando. No ano passado, fui campeã, teve Copa dos Campeões e fiquei em segundo. Agora, fomos coroadas com essa vitória”.

Para a treinadora, a viagem à capital fluminense abrirá novos horizontes para as meninas. “Vai ser maravilhoso, até porque as crianças vão ter a oportunidade de uma viagem. Muitas não têm condições de conhecer o Rio de Janeiro tão cedo e agora vão por meio do esporte ter essa chance”.

O sonho da aluna-atleta Maria Eduarda Melo é ser jogadora profissional de futsal e os Jogos Escolares da Juventude de MS a impulsiona para traçar este caminho. “É uma grande conquista na minha vida, sempre foi meu sonho, o das minhas colegas de time e da professora disputar os Jogos Escolares e ainda ser campeã. Espero que a gente continue com esse ritmo, sempre unidas. Futsal é minha vida, sempre foi, sonho em me tornar atleta profissional e graças à professora e às meninas somos grande campeãs.

Confira todos os resultados detalhados no link a seguir: Resultados – Futsal JEJMS 2021 12-14 anos.

Veja também todas as fotos: Galeria de fotos – Futsal JEJMS 2021 12 – 14 anos.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são realizados pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

plugins premium WordPress