Rogério Vidmantas
O Campeonato Sul-Mato-Grossense tem um novo campeão e a taça volta para o interior do Estado. Neste domingo (30), na partida de volta da decisão, o Costa Rica EC fez valer o regulamento e a vantagem conquistada pela melhor campanha e conquistou o título ao empatar com o Operário FC em 1 a 1. Bruninho marcou o gol do CREC no fim do primeiro tempo e Irapuan, nos acréscimos do segundo, igualou, mas muito tarde para buscar uma virada.
Essa foi a segunda conquista da história do Costa Rica, campeão também em 2021. Os dois finalistas estão com vaga garantida na Copa do Brasil 2024, mas apenas o campeão vai disputar a Copa Verde e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Gols
Com o empate no jogo de ida em 0 a 0, o Operário começou o jogo sabendo que apenas a vitória garantiria o título, mas, com a bola rolando, o primeiro tempo teve domínio do Costa Rica, que soube controlar a partida. O melhor lance do Galo foi um arremate de Kaique, da meia lua, para boa defesa de Rodolfo. Do outro lado, apesar do volume, o CREC assustava em chutes de média e longa distância e teve o melhor lance com Bruninho pela direita que entrou na área e cruzou rasteiro para Edson Evangelista, mas a zaga conseguiu desviar antes da conclusão para o gol.
O placar foi aberto apenas no fim da etapa. Aos 43 minutos, Evangelista ganhou na marcação na velocidade e, quando entrou na área, foi derrubado pelo zagueiro Felipe Chaves. Pênalti marcado pelo árbitro Renan Novaes Insabralde. A cobrança ficou sob responsabilidade de Bruninho que acertou o lado direito de Samuel, que até acertou o canto, mas não alcançou a bola.
Em desvantagem, o Galo voltou no segundo tempo para o tudo ou nada, ganhou posse de bola, tentava pressionar, mas nas poucas chances que teve, esbarrou na atuação segura de Rodolfo. Apenas aos 48 minutos, o empate aconteceu. Em cruzamento da esquerda, a zaga falhou e Irapuan teve tempo para dominar na área e bater firme para vencer o goleiro e deixar o jogo 1 a 1, mas era tarde. Com os jogadores já sem força física, o time campo-grandense não conseguiu, nos três minutos que restavam, pressionar em busca da virada. Final com novo empate e título para o Costa Rica.