Em Dourados aconteceu na noite de ontem no ginásio municipal Ulisses Guimarães, na Vila Índio, a abertura oficial do JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) e do JOJUMS (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul) na modalidade de handebol masculino e feminino e os campeões serão conhecidos no sábado próximo.
Na festa da abertura que aconteceu às 19 horas com o desfile das delegações, aconteceu uma partida pelo JOJUMS no masculino entre a equipe do Colégio Anglo/Unigran de Dourados e a Escola Estadual de São Gabriel, com vitória da primeira pelo placar de 21 a 17.
Com relação aos jogos, a equipe de esportes da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) sob o comando do diretor/presidente Antonio Coca e do diretor de esporte Jânio César Amaro estará à frente da logística (alojamentos, transportes e alimentações) para atender as delegações e a coordenação estará a cargo de Soraia Inês Echeverria e José Bispo da Silva; Eunice Figueiredo Camargo e Maria Cristina Delgado, todos integrantes do Governo do Estado por meio da FUNDESPORTE (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
A ABERTURA
Na abertura dos jogos, o prefeito municipal Murilo Zauith enviou uma mensagem dando as boas vindas delegações.
Ele foi representado pelo diretor/presidente da FUNED, José Antonio Coca. Também marcou presença no evento o diretor/presidente da FUNDESPORTE, Jefferson Hespanhol
Cavalcante e representando o IDEMS (Instituto para o Desenvolvimento Social do Mato Grosso do Sul), Pedro Jeferson.
Com a execução do Hino Nacional, aconteceu o acendimento da pira Olímpica que foi feita pelo atleta Gilberto Simoneti de Arruda, do Colégio Anglo/Unigran enquanto o juramento dos atletas foi feito pela estudante Ana Flávia de Morais Silva, também da mesma instituição de ensino douradense.
No discurso, Antonio Coca falando em nome do prefeito Murilo Zauith e também da cidade, deu boas vindas às delegações e diz esperar a realização de uma das maiores competições na modalidade de handebol dos últimos anos. “Acredito que tanto no JEMS como no JOJUMS teremos grandes jogos e que o espírito esportivo esteja acima de qualquer coisa. Que vença o melhor tanto no JEMS como no JOJUMS e que todos sejam bem vindo a nossa cidade” disse Antonio Coca em rápido discurso.
Também em discurso, o presidente da FUNDESPORTE, Jefferson Hespanhol disse estar satisfeito com a organização do evento e pela receptividade que a sua equipe e as delegações tiveram em Dourados e afirmou que espera por jogos de alto nível. “Temos aqui uma belíssima geração em busca de representar suas cidades com muito amor, luta e dedicação em quadra. Estou feliz pela recepção dada pelo município de Dourados a nossa equipe e a todas as delegações visitantes. Que todos façam dentro de suas condições, o melhor para representar o handebol de suas cidades; i handebol de nosso MS. Sejam bem vindo todos” disse o presidente da FUNDESPORTE em seu discurso.
Já Pedro Jeferson falando pelo IDEMS disse que Dourados está sim no caminho dos esportes individuais e coletivos e que isso favorece em muito a inclusão social, pois a prática de esporte não escolhe classe A ou B, mas sim toda uma coletividade. “Que todas as delegações sejam bem vinda a Dourados e que desfrutem deste momento que terão pela frente nos dias de jogos” disse Pedro Jeferson em seu rápido discurso.
O JEMS
Por outro lado, de acordo com informações de Carlos Eduardo Stranieiri, o “Goiaba”, para o JEMS, as equipes serão formadas por adolescentes de 12 a 14 anos, e no feminino haverá seis cidades, sendo elas, Dourados, Campo Grande, Corumbá, Maracaju, Ponta Porã e Rio Brilhante. No masculino oito cidades; sendo elas Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Nioaque, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste. De acordo com informações de Soraia Echeverria, às equipes campeã do JEMS estarão representando o Mato Grosso do Sul na etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado de 4 a 13 de setembro na cidade de Londrina, no Norte do Paraná.
JOJUMS
Já no JOJUMS as equipes serão formadas por adolescentes com idade de 15 a 17 anos. No feminino haverá apenas três cidades, sendo elas, Campo Grande, Dourados e Rio Brilhante enquanto no masculino dez; Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Nioaque, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste.
“Goiaba” confirmou que os jogos serão encerrados no próximo sábado e contará com cerca de 400 pessoas entre comissões técnicas e atletas e as equipes campeãs estarão classificadas para os Jogos Escolares Brasileiros deste ano.
Assim como no JEMS, as equipes campeãs do JOJUMS também estarão representando o Mato Grosso do Sul na etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude que será realizado neste ano de 6 a 15 de novembro na cidade de João Pessoa, Paraíba.