Equipe de Urgência e Emergência da UCP trabalha no Campeonato Nacional Futebol de Salão

-

Cerca de 100 profissionais da equipe de Urgência e Emergência da Universidade Central do Paraguai (UCP) estarão participando do atendimento pré-hospitalar para atletas, dirigentes, árbitros e torcedores durante a realização do Campeonato Nacional de Futebol de Salão que acontece até o dia 10 no Ginásio Licenciado Roberto Ramon Azevedo em Pedro Juan Caballero.


Ao todo 20 equipes paraguaias participam da competição que é considerada o maior evento da modalidade no país. Lembrando que no Paraguai as regras são diferentes do Futsal FIFA que é disputado na maioria dos países e Assunção abriga a sede da Associação Mundial de Futebol de Salão.


De acordo com a médica Nayara Nuñes, responsável pela equipe de Urgência e Emergência da UCP, além dos profissionais a instituição está disponibilizando também uma Unidade Móvel de Urgência dotada de todos os equipamentos necessários para o suporte a vida e para oferecer atendimento pré-hospitalar em caso de uma lesão muscular ou mesmo uma parada cardiorrespiratória ou qualquer tipo de intercorrência durante a realização do evento.


“Não podemos pensar apenas nos atletas que estão jogando, mas nos árbitros, dirigentes, jornalistas e torcedores. Todos estão sujeitos a ter um mal súbito a qualquer momento e isso pode ocorrer dentro do ginásio de esportes, de uma academia de ginástica ou mesmo em um templo religioso e o atendimento rápido e de forma correta pode significar a vida ou a morte do paciente”, disse Nayara.


De acordo com Karlos Bernardo, um dos criadores da Equipe de Urgência e Emergência da UCP, os profissionais médicos e acadêmicos que participam de eventos como estes acabam tendo em uma noção maior em ATLS (Advanced trauma Life Support) com condições de prestar um atendimento mais qualificado no atendimento ao traumatizado grave. Na rodada de abertura dois atletas se chocaram e um deles chegou a perder a consciência ficando desacordado por alguns minutos, mas teve a consciência restabelecida depois da intervenção da equipe médica da UCP.

Choque entre dois atletas necessitou de atendimento especializado da equipe da UCP.(Foto: Divulgação)
plugins premium WordPress