Estadual de Futebol começa neste domingo. DAC joga no Douradão

-

Está aberto o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2024. Neste domingo (21), a primeira rodada acontece com quatro partidas envolvendo oito dos dez clubes participantes e jogos em Campo Grande, Coxim, Dourados e Ivinhema. Graças aos esforços dos clubes, das prefeituras municipais e da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), os quatro estádios utilizados estão liberados para receber os torcedores.

Assim como edições anteriores, a competição tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte. O convênio assinado na última quarta-feira (17) pelo governador Eduardo Riedel e o presidente da Federação, Francisco Cezário, garante pouco mais de R$ 1,2 milhão para cobrir gastos dos clubes, como hospedagem e refeições, taxa de arbitragem e material esportivo. 

“Esse é o 17º ano que fazemos essa parceria, sempre com prestações de contas aprovadas e assim será mais uma vez. Esse convênio é fundamental para que os clubes disputem o Campeonato Estadual. Esse ano fizemos um esforço conjunto com os clubes para que os estádios estivessem liberados, principalmente nesta última semana com  novos documentos exigidos pelo Ministério Público que antes não eram solicitados. Mas deu tudo certo e vamos iniciar a competição com o torcedor ocupando lugar nas arquibancadas”, comemora Francisco Cezário.

Francisco Cezário com o governador Eduardo Riedel, vice Barbosinha e secretário Marcelo Miranda (Foto: Rogério Vidmantas/FFMS)

De acordo com o regulamento, os dez clubes são divididos em dois grupos que, na primeira fase, se enfrentam em turno e returno dentro das chaves. Os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final e os dois lanternas são rebaixados para Série B. Nas quartas, semifinal e na decisão, os clubes se enfrentam em confrontos eliminatórios de ida e volta até apurar o campeão.

Os finalistas garantem vaga na Copa do Brasil 2025, com cota de participação de aproximadamente R$ 750 mil. Além disso, o campeão disputa ainda a Copa Verde e a Série D do Campeonato Brasileiro.

Primeira rodada

Pelo Grupo A, os dois jogos acontecem às 15h. No Estádio André Borges, o Coxim AC recebe AA Portuguesa com arbitragem de Augusto Domingos Borges Ortega, auxiliado por Eduardo Goncalves da Cruz e Marcelo Grando. O quarto árbitro é Fabio Silva de Oliveira.

Em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, o estreante Náutico FC joga contra o Costa Rica EC, atual campeão. Renan Novaes Insabralde comanda a partida, auxiliado por Luiz Fernando Viegas Colete e Elita Maria da Silva, com Luiz Eduardo da Silva Duarte como quarto árbitro. Operário FC folga na rodada e estreia na quarta-feira (24).

Pelo Grupo B, no Estádio Saraivão, às 15h, jogam Ivinhema FC e Novo FC com arbitragem de Altair Rodrigues, auxiliado por Cicero Alessandro de Souza e Marcos dos Santos Brito. O quarto árbitro é Maicon Alex Ristof de Souza.

A rodada termina no Estádio Douradão, às 16h, com Dourados AC e Corumbaense FC. Marcos Mateus Pereira comanda a partida, com Leandro dos Santos Ruberdo e Cleberson Pereira Mareco nas laterais. Kelven Taques da Silva é o quarto árbitro. Aquidauanense FC folga na rodada e estreia na quarta-feira (24).

DAC, do técnico Luiz Carlos Cruz, estreia em casa contra o Corumbaense (Foto: Franz Mendes)
plugins premium WordPress