Flamengo e Athletico decidem Copa Libertadores em Guayaquil

Confronto é a terceira final seguida da competição entre times brasileiros

-

Duelo de rubro-negros brasileiros na decisão da Copa Libertadores. Flamengo e Athletico Paranaense se enfrentam neste sábado (29), às 16h (MS), no Estádio Monumental de Duelo, em Guayaquil, no Equador. De um lado do campo estarão os cariocas em  busca do tricampeonato (os dois primeiros foram em 1981 e 2019), e do outro lado os paranaenses sonha com a conquista inédita na segunda vez que decide o torneio, a primeira foi em 2005, contra o São Paulo.

A campanha dos dois times na competição foi distinta. O Flamengo avançou sem dificuldades na primeira fase e venceu todos os jogos contra o Tolima-COL nas oitavas de final, Corinthians nas quartas de final e Velez Sarsfield-ARG na semifinal. Já o Athletico ficou em segundo no seu grupo na primeira fase, carimbando a vaga só na última rodada. Nas oitavas de final, eliminou o Libertad-PAR nos pênaltis, depois passou pelo Estudiantes-ARG graças a gol nos acréscimos do garoto Vítor Roque. Na semi, eliminou o Palmeiras, atual bicampeão, com vitória em Curitiba e buscando empate em São Paulo após estar perdendo por 2 a 0.

Ansiedade

Apesar da melhor campanha, o técnico Dorival Júnior disse que tem respeito pelo adversário e que o confronto é uma grande oportunidade para os dois times e para confirmar a boa sequência do time carioca na competição. “Acredito que é um momento importante para todos nós. É a terceira final do Flamengo [na Libertadores] nos últimos anos. Isso não acontece por acaso. Fico feliz de participar de um momento como esse”.

Porém, para alcançar esta vitória, o técnico da equipe da Gávea admitiu que terá que lidar com uma ansiedade que toma conta de todos os participantes de uma decisão de Libertadores: “[Estou com uma] ansiedade natural diante da importância de uma decisão como essa. […]. Sinto que é um momento diferente, e vou tentar vivê-lo com toda a intensidade possível, fazendo o melhor”.

Sem favoritismo

Pelo lado do Furacão, Luiz Felipe Scolari afirma ser uma decisão sem favorito, igualando as condições dos dois times. “Favoritismo? É 50% contra 50%. São dois finalistas e quem jogar melhor pode vencer. Não achem que a equipe que chega à final é tão ruim quanto a melhor de todas. Quem está aqui é porque tem condições”.

Na opinião de Felipão, o fato de a decisão ser em jogo único iguala as condições dos dois finalistas: “Nesses jogos [em partida única], equipes de qualidade podem ter uma situação que não é adequada […]. É tudo diferente das situações anteriores e podemos nos transformar em uma equipe vencedora. Sabemos que temos que fazer coisas diferentes em alguns sentidos, mas é um jogo único e pretendemos não cometer erros que cometemos em outras competições”.

Escalações

Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luis; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro. Técnico: Dorival Júnior

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Erick, Fernandinho e Alex Santana; Terans, Pablo e Vitinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari

plugins premium WordPress