Noite de decisão no futebol brasileiro. Nesta quarta-feira (19), às 20h45 (MS) no Rio de Janeiro, Flamengo e Corinthians entram em campo para decidir a edição 2022 da Copa do Brasil. Além da taça, a disputa é pela premiação de R$ 60 milhões e uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores 2023. A final terá transmissão pela TV Globo, SporTV, Premiere e Amazon Prime.
Na partida de ida, semana passada, a partida terminou empatada sem gols. Agora, no Estádio do Maracanã, o vencedor entre Mengão e Timão fica com o título. Em caso de nova igualdade, por qualquer placar, a disputa termina nos pênaltis.
A disputa dos dois lados é pelo quarto título da competição. O Flamengo levantou a taça em 1990, 2006 e 2013. Já o Corinthians foi campeão em 1995, 2002 e 2009. O último campeão é o Atlético Mineiro, que bateu o Athletico Paranaense na disputa de 2021.
Essa é a primeira vez que os dois times com as maiores torcidas do país se enfrentam na decisão da Copa do Brasil, mas se cruzaram em outras três oportunidades. Em 1989, a dupla se encontrou nas quartas de final, e o Flamengo saiu classificado. Nas semifinais de 2018, foi a vez de o Corinthians levar a melhor. No ano seguinte, o Rubro-Negro superou os alvinegros nas oitavas de final.
Escalações
No Flamengo, o único desfalque é o volante João Gomes, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo na partida disputada na Neo Química Arena. Dorival Júnior não teve dúvida e confirmou Vidal no lugar. O chileno chegou a atuar 25 minutos na partida de ida. Nas demais posições, o chamado “time de Copas” deve ter Santos no gol; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol.
O técnico Vítor Pereira deve escalar o Corinthians com a mesma formação da partida em Itaquera. Sem problemas de contusão ou suspensão, o Timão com Cássio; Fágner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.