Flamengo supera Corinthians nos pênaltis e conquista quarta Copa do Brasil

Jogo terminou igual em 1 a 1 no tempo normal e Rubro-Negro fez 6 a 5 no desempate

-

O Flamengo é campeão da Copa do Brasil pela quarta vez. E com emoção! Nesta quarta-feira (19), pela partida de volta da decisão com o Corinthians no Rio de Janeiro, o Mengão levou a taça nos pênaltis. No tempo normal, empate em 1 a 1, gols de Pedro no primeiro tempo e Giuliano, no segundo. No desempate nos pênaltis, 6 a 5 para o Rubro-Negro.

A taça valeu ao Flamengo vaga direta na Copa Libertadores 2023 e premiação de R$ 60 milhões. Antes, o time carioca já havia conquistado a competição em 1990, 2006 e 2013.

O Jogo

Apoiado pelo Maracanã lotado, o Flamengo começou melhor e encurralando o Corinthians que iniciou com uma formação mais defensiva tendo uma linha de cinco na defesa, com Gil, Balbuena e Fábio Santos na zaga, e Fagner e Lucas Piton nas laterais. O gol rubro-negro saiu logo aos seis minutos. Em jogada coletiva, Arrascaeta encontrou Everton Ribeiro, que, de primeira, enfiou para deixar Pedro na cara de Cássio. O centroavante mostrou frieza e bateu colocado para abrir o placar.

A desvantagem no marcador não desanimou o Timão, que aos 14 minutos teve boa oportunidade para igualar. Du Queiroz recebeu a bola na intermediária e enfiou para Roger Guedes, que, mesmo com liberdade, furou a finalização dentro da área. Dois minutos depois Arrascaeta voltou a aparecer. O Uruguaio recebeu de Pedro, girou em cima de um marcador e bateu colocado, mas para fora.

Aos 32 minutos a equipe comandada por Dorival Júnior chegou a balançar as redes novamente na partida, desta vez com Arrascaeta. Mas o lance acabou invalidado pelo juiz, com auxílio do árbitro de vídeo. Um pouco antes do intervalo o Timão teve uma boa oportunidade com Róger Guedes, que, após rápido contra-ataque, bateu por cima do travessão.

Empate

Flamengo foi melhor no primeiro tempo e Corinthians superou adversário no segundo (Foto: Gilvan de Souza/CR Flamengo)

No segundo tempo, o técnico Vítor Pereira colocou Adson no lugar de Lucas Piton e o Corinthians passou a se arriscar mais. Aos seis minutos a equipe paulista quase empatou, quando a bola sobrou na entrada da área para Yuri Alberto, que chutou forte por cima da meta defendida por Santos. Mas esta postura mais ofensiva do Timão ofereceu mais espaços ao Rubro-Negro, que chegou com perigo em chute de Arrascaeta defendido por Cássio aos oito minutos e finalização para fora de Gabriel Barbosa aos 12.

Um minuto depois foi o Corinthians quem teve uma oportunidade cristalina, quando Adson cruzou para Róger Guedes, que, mesmo com grande liberdade, escorou para fora mesmo estando dentro da área. Aos 16 minutos o Flamengo voltou a superar o goleiro Cássio, desta vez com Everton Ribeiro. Mas a jogada foi anulada por causa de nova posição irregular de Gabriel Barbosa.

A partir daí o Corinthians passou a ficar mais com a bola, rondado a área do Rubro-Negro, que dava sinais de desgaste físico, em especial no meio-campo. E, de tanto insistir, o Timão igualou aos 36 minutos, quando o volante Giuliano aproveitou sobra, após bate e rebate na pequena área, para superar Santos, e levar a disputa para os pênaltis.

Erros e acertos

Na disputa de pênaltis, o Flamengo mostrou mais frieza para vencer por 6 a 5 e ficar com o título. O Timão iniciou a disputa com Fábio Santos, que não vacilou, mas, logo depois, Cássio defendeu o chute do lateral Filipe Luís. A partir daí o Corinthians marcou com Giuliano, Renato Augusto, Yuri Alberto e Maycon, e viu Fagner e Mateus Vital desperdiçarem suas cobranças. Já o Flamengo não falhou mais, com David Luiz, Léo Pereira, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, Everton Cebolinha e o lateral Rodinei, que marcou o gol do título.

plugins premium WordPress