A América voltou a ser rubro-negra. Em Guayaquil, no Equador, o Flamengo venceu neste sábado (29) o Athletico Paranaense por 1 a 0 e conquistou o título da Copa Libertadores. Foi o terceiro título do time carioca, que agora se iguala ao Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Santos como os maiores vencedores do torneio após a final conquistada neste sábado. O gol da taça foi marcado por Gabriel Barbosa aos 48 minutos do primeiro tempo.
Gol
O primeiro no Estádio Monumental foi equilibrado e sem grandes chances. O Flamengo arriscou mais com chutes de fora da área e cruzamentos abafados pelo goleiro Bento. O Athletico teve a melhor chance com Alex Santana após cobrança de lateral na área que a zaga não afastou. A bola sobrou para o meia que tentou de voleio, mas para fora
O que mudou o jogo foi a expulsão do zagueiro Pedro Henrique aos 43 minutos ao levar o segundo cartão amarelo. Com dez, o time de Curitiba passou a dar mais espaços até que, aos 49 minutos, o gol saiu. Em jogada pela direita, Éverton Ribeiro cruza por baixo e a bola chega ate Gabigol, livre na segunda trave, empurrar para a rede e fazer 1 a 0, placar do primeiro tempo.
Com vantagem no placar e um homem a mais em campo, o segundo tempo do Flamengo foi de administrar vantagem, aproveitando o domínio do jogo. Teve, com Gabigol, chance de aumentar a diferença, mas parou em Bento. No Athletico, Felipão tentou com diversas mudanças melhorara o desempenho do time e conseguiu, principalmente com Pablo e Terans que criaram algumas oportunidades, mas Santos estava ligado em evitar gols do ex-clube e garantiu o terceiro título do atual, mantendo a vitória por 1 a 0.