Gabigol é suspenso por 2 anos por tentativa de fraude em exame antidoping

-

Gabigol está fora do futebol por dois anos, julgado e suspenso por fraude do exame antidoping. O julgamento, que teve início na semana passada, foi concluído nesta segunda-feira (25). O atacante do Flamengo foi julgado pela Justiça Desportiva Antidopagem, em sessão que durou pouco mais de 2h. A pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta no CT do clube. Portanto, ele está impedido de jogar até abril de 2025, mas cabe recurso.

O julgamento teve o placar de 5 a 4 a pela punição do atacante. Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

No último dia 20, foi realizada a primeira sessão do julgamento. Foram cinco horas de julgamento, realizado de forma on-line pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportivo Antidopagem). Gabigol prestou depoimento por videoconferência, assim como outras sete testemunhas. Na ocasião, o tribunal resolveu encerrar a sessão e dar continuidade nesta segunda-feira, também de forma on-line. Gabigol participou também da sessão nesta tarde. Um dos pontos de defesa do jogador relembra que o atacante fez o exame de sangue, que é considerado mais efetivo.

O caso

Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame. Mesmo que o tenha feito e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle” e, por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

Um dos relatos da denúncia diz respeito à demora do atacante para a realização do exame e o não cumprimento das instruções. À exceção de Gabigol, os jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h. O problema aconteceu no dia 8 de abril de 2023 no Ninho do Urubu.

plugins premium WordPress