Grupo de ciclistas da capital promove campanha de conscientização por um trânsito mais seguro

-

Grupo ciclistas esportivos de Campo Grande promove campanha de conscientização, denominada “Paz Sobre Rodas”, por um trânsito mais seguro e harmônico. A primeira ação acontecerá no domingo (2), das 8 às 11 horas, no Parque dos Poderes, junto ao projeto Amigos do Parque, realizado no local pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

O movimento, que conta com apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e integra a tradicional campanha Maio Amarelo, surge após casos recentes de acidentes fatais envolvendo ciclistas nas vias da capital. O mais emblemático ocorreu na noite dia 10 de março, quando uma jovem foi atropelada por uma caminhonete na entrada do Parque dos Poderes, na rotatória da Avenida Hiroshima com a Mato Grosso, enquanto pedalava. A ciclista de 21 anos teve traumatismo craniano severo e veio a óbito.

O Paz Sobre Rodas foi idealizado com o objetivo de aprimorar a convivência entre os diversos atores da mobilidade urbana (motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres) como forma de se criar um ambiente mais respeitoso e seguro.

As pessoas que estiverem caminhando pelo Parque dos Poderes serão convidadas a participar da dinâmica. Segundo os organizadores, serão colocadas bicicletas em rolos fixos ao longo da lateral da via para que os participantes simulem um pelotão de bike. Logo em seguida, um veículo automotor passará próximo a eles, fazendo-os sentirem a mesma sensação que um ciclista sente ao sair para pedalar.

A campanha ocorrerá durante a realização do Amigos do Parque, projeto que consiste no fechamento de uma das pistas do Parque para possibilitar a prática desportiva, como caminhadas, corridas, passeios de bicicleta e patins aos fins de semana e feriados. O trecho interditado (lado direito da pista) compreende a área entre a rotatória da Avenida Mato Grosso (após a Avenida Hiroshima) até a Avenida Afonso Pena (em frente ao Corpo de Bombeiros), contornando o Parque Estadual do Prosa.

O Amigos do Parque é realizado pela Fundesporte em conjunto com Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Detran/MS, Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran), Prefeitura do Parque dos Poderes, além de entidades governamentais e não-governamentais.

plugins premium WordPress