I Seminário Paralímpico Escolar Regional do Centro Oeste acontece em Campo Grande

-

A abertura do I Seminário Paralímpico Escolar da região do Centro Oeste, aconteceu na tarde da última quarta-feira (02/05) no Anfiteatro (Bloco B) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O Evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e a UCDB, recebeu aproximadamente 100 inscritos entre acadêmicos e profissionais de Educação Física.

A Banda da Associação Juliano Varela especializada em Síndrome de Down esteve presente abrilhantando a abertura da cerimônia.

O objetivo do Evento segundo o Vice Presidente da CPB Ivaldo Brandão é chamar a atenção dos profissionais de Educação Física para um problema muito sério que é a questão da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. “O Seminário propõe essa discussão em todo o Brasil, sobre as necessidades que as escolas possuem para poder oportunizar e atender melhor as pessoas com deficiência, principalmente nas aulas de Educação Física” ressalta.

O Diretor Presidente da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) Marcelo Miranda falou sobre a parceria com o Comitê Paralímpico e sobre a importância do Seminário no Estado “É um momento muito positivo para o Esporte de Mato Grosso do Sul, são parcerias como essas que vão fazer a diferença. Essa é uma oportunidade ímpar para os profissionais de educação física de MS e do Brasil”.

Ainda na quarta-feira houve a mesa redonda com o tema “Descoberta de Talentos”. A professora de Ed. Física Mirian dos Anjos ressaltou a relevância de Seminários como este  para a capacitação de profissionais do Esporte. “Com o curso eu vou poder adquirir conhecimento e aprender mais com pessoas de referência que conhecem o trabalho com adaptados”.

Estiveram presentes no Congresso representando a Assembleia Legislativa os Deputados Rinaldo Modesto e João Grandão, também marcaram presença o Coordenador da Academia Paralímpica Brasileira (APB) José Fernandes, a Coordenadora do Curso de Ed. Física da (UCDB), Fabiane Macedo, o prof. de Ed. Física Mario Sérgio Fontes  e demais representantes do Estado e Município.

Ao todo serão três dias de evento, nesta quinta – feira (03/05) haverá os mini-cursos sobre Deficiência Física (DF), Deficiência Visual (DV), Deficiência Intelectual (DI) e teste de avaliação motora adaptada (AMA), na sexta-feira (04/05) terá aúltima mesa redonda com os representantes de MS e outros estados discutindo o tema “Esporte Paralímpico Escolar” e “Projeto Paralímpico Estadual”, além de apresentação de banners e trabalhos orais.

plugins premium WordPress