Interior domina etapa de basquete e futsal da Copa dos Campeões

Das quatro competições, Dourados conquistou três e Nova Andradina, uma

-

Os municípios do interior dominaram a etapa do basquetebol e futsal da Copa dos Campeões 2022, na faixa etária de 15 a 17 anos, realizada em Coxim. Neste domingo (3), foram conhecidos os vencedores da competição, além de anunciada a convocação dos atletas de destaque e os técnicos que participarão da Semana Intensiva de Treinamento na capital, visando preparação à fase nacional escolar. O evento foi organizado pelo Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, por intermédio da Gerência de Esportes.

Ao todo, 250 estudantes-atletas (106 no feminino e 144 no masculino) participaram do campeonato, representando 17 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. A Copa dos Campeões é um torneio que reúne as seleções municipais de melhor colocação nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.

Os técnicos vencedores da Copa dos Campeões serão encarregados de montar a seleção sul-mato-grossense para os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A competição, envolvendo todos os estados do país e o Distrito Federal, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro. Antes, os 18 melhores atletas de cada modalidade e gênero se concentrarão em Campo Grande para a Semana Intensiva de Treinamento, de 11 a 15 de julho, que terá na programação treinos de alto rendimento, palestras e amistosos.

“Foram cinco dias de disputas acirradas em Coxim, demonstrando o espírito que é a Copa dos Campeões, com o mais alto nível do esporte escolar de Mato Grosso do Sul”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Parabéns às equipes campeãs e, agora, nos concentramos para carregar com garra a bandeira de Mato Grosso do Sul à etapa nacional daqui a dois meses”, completa.

No futsal, Dourados levou a melhor tanto no feminino, quanto no masculino, repetindo o feito dos Jogos Escolares. Um dos destaques do time douradense feminino é Maria Eduarda Sena. A pivô de 17 anos é uma das selecionadas para a Semana Intensiva e já pensa na etapa nacional. “A Copa dos Campeões é diferente, tem mais cobrança. Intensificamos a preparação e nos concentramos bem. Agora, vamos com tudo para o Brasileiro, representar bem nosso estado”, frisa a camisa 11.

A equipe da segunda maior cidade do estado também foi campeã no basquete feminino. Já no masculino, Nova Andradina subiu ao lugar mais alto do pódio. A maior parte das cestas marcadas pelo selecionado nova-andradinense passou pelas mãos do habilidoso armador João Vitor Nunes, de 17 anos. Segundo ele, a equipe está junta há mais de quatro anos. “Meu time sempre lutou, a gente desde pequeno vem se esforçando, treinando de segunda a sábado, batalhamos bastante chegar até aqui. A nossa união prevaleceu”.

Dos 18 convocados para a Semana Intensiva, seis são de Nova Andradina. À beira da quadra, junto ao técnico Carlos Diego Dantas, Raquel Dan procura passar confiança e tranquilidade aos seus atletas. Para a auxiliar técnica, o amor é o diferencial. “É muito amor envolvido, é o que mais tem”, revela. “É um trabalho de longa data, esses garotos caminham juntos desde os seus 12 anos de idade. E é imensurável o que esse título representa para essa garotada e para nossa cidade. Eles treinam muito, têm muita garra e merecem”, conclui Raquel.

plugins premium WordPress