Operário perde para Ivinhema, mas avança e pega Sete na semi

-

Operário e Ivinhema disputaram vaga na semifinal no estádio Jacques da Luz. (Foto: Anderson Ramos/Capital News)
Operário e Ivinhema disputaram vaga na semifinal no estádio Jacques da Luz. (Foto: Anderson Ramos/Capital News)

O Operário está de volta a fase semifinal do Campeonato Estadual, mas foi por pouco, muito pouco. Na tarde desta quarta-feira (13), no Estádio Jacques da Luz, o Galo foi derrotado pelo Ivinhema por 3 a 1, mesmo resultado da partida de ida a favor do time campo-grandense, e o Azulão ainda teve a chance de marcar o gol da classificação no último lance do jogo, mas o goleiro França defendeu o pênalti cobrado por Wesley Mutuka e se transformou no herói da classificação operariana.

Na semifinal, o Operário enfrenta o Sete de Dourados e abre a disputa no próximo fim de semana em Campo Grande, jogando a volta no Estádio Douradão no domingo seguinte. Por ter melhor campanha, o Sete tem a vantagem do empate após os dois jogos. Na outra semifinal, o Corumbaense espera o classificado do confronto entre Comercial e Águia Negra que jogam nesta quinta.

Com a folga de ter dois gols de vantagem sobre o adversário, o Operário começou a partida explorando os espaços dados pelo Ivinhema e assim não demorou para abrir o placar. Aos 18 minutos, Marcelo chutou cruzado da esquerda, Valdinei tentou cortar e a bola acabou entrando no gol de Eduardo. Se a vantagem operariana já era boa, ficou ainda melhor com o gol mas, estranhamente, o time parou de jogar e viu o Ivinhema tomar conta da partida.

O Azulão cresceu com o futebol do meia Igor Vilela, acostumado ao gramado do Jacques da Luz graças aos inúmeros jogos que disputou no local pelas categorias de base do Guaicurus. Aos 32, Igor se livrou da marcação e percebeu a infiltração de Agnaldo pelo meia da zaga. O toque foi preciso e o atacante desviou a bola de França para igualar o marcador. A torcida ainda tentava entender o que estava acontecendo quando Tiziu, aos 34, arriscou de fora da área e surpreendeu o goleiro França, que não teve reação e viu o Azulão virar o placar e só não aumentou a diferença porque desperdiçou outras oportunidades antes do intervalo.

No início do segundo tempo, quando era esperada pressão do Operário em busca do empate que lhe devolveria a vantagem em uma hipotética semifinal contra o Sete de Dourados, foi o Ivinhema que marcou logo no segundo minuto. Lateral Diego cruzou da direita e Tiziu desviou aproveitando desatenção da zaga para marcar o terceiro gol azul.

Com o placar, o Ivinhema precisava de mais um gol para conquistar uma virada improvável e ir para a semifinal do Estadual pela quarta vez seguida, mas a pressão não resultava em jogadas de gol, mesmo com o time operariano sem conseguir reagir. Assim como no final do primeiro tempo, o Ivinhema apertou o adversário nos últimos minutos, mas o goleiro França usou a experiência para segurar o jogo e garantir, na conta, a classificação do Operário.

No último minuto, a classificação ficou nas mãos do Ivinhema. Tiziu invadiu a área e foi derrubado na hora da conclusão, pênalti no último lance do jogo marcado pelo árbitro Thiago Alencar Gonzaga. Wesley Mutuca foi o responsável pela cobrança e, com a arquibancada em silêncio, bateu para mais uma defesa de penal do goleiro França, colocando o Operário na fase semifinal do Estadual.

Como se classificou sendo derrotado, o Operário acumulou 22 pontos, mesma pontuação do Sete, mas como o time douradense tem uma vitória a mais, leva a vantagem da igualdade no confronto e ainda é o mandante da partida de volta. A disputa começa neste fim de semana no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, com data e horário ainda a ser confirmados pela Federação.

plugins premium WordPress