Operação dá golpe de quase 20 milhões de dólares ao narcotráfico no Paraguai

-

A Operação Corte Fase IV, significou a ação antidrogas para erradicar os cultivos ilícitos que uniu a Diretoria Contra o Narcoterrorismo, as forças da FTC e a supervisão do promotor Arnaldo Arguello na área de Cerro Mojón, que abrigava locais usados por esquemas criminosos para a instalação de centros de coleta e produção de maconha. A ação permitiu a eliminação de mais de 130 hectares de drogas e 42 campos de produção.

Com incorsões diárias intensas foi coordenado para que as forças pudessem identificar as áreas com maior concentração de cultivos ilícitos. As plantações estavam localizadas em terrenos de difícil acesso e perfaziam um total de 29 hectares, que foram erradicados.

Em relação à ligação de acampamentos para processamento de drogas, um total de 42 estruturas foram desmanteladas com todos os seus equipamentos e ferramentas. À eliminação das áreas plantadas, foram adicionados 45.000 quilos da droga colhida e que estavam sendo preparadas para a prensagem final.

Dessa forma, a aliança entre as instituições resultou na destruição de mais de 130 toneladas de maconha em uma posição estratégica onde facções criminosas buscam constantemente administrar a produção da droga. Tendo em conta que o mercado de destino é o Brasil, os prejuízos causados ao narcotráfico com esta operação ascendem a cerca de 19,8 milhões de dólares.

plugins premium WordPress