Reativado Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Fronteira

-

No último dia 12, o 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Solon Ribeiro, realizou a solenidade de reativação do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Fronteira, em Iguatemi. O Comando do 17º RCMec, sob coordenação da 4ª Brigada C Mec, decidiu efetivar a presença de todo o seu 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado nesta região de operações, que engloba os Municípios de Iguatemi, Sete Quedas, Japorã, Jacareí, Eldorado e Mundo Novo. Ao todo, a partir desta data, o Regimento passará a contar com um efetivo de 95 militares, distribuídos na estrutura de comando, na equipe apoio logístico e nos dois Pelotões de Cavalaria Mecanizados.

Julga-se que diversos aspectos positivos serão proporcionados com a articulação dos meios do Regimento, por intermédio da reativação, tais com: proporcionar maior presença de tropas, aprimoramento do comando e controle, maior interação com os OSP locais, aprimoramento da flexibilidade e do apoio logístico, tanto no planejamento quanto para as ações de combate aos ilícitos transfronteiriços na região do cone Sul do estado do Mato Grosso do Sul.

A ocupação efetiva das instalações do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Fronteira, em Iguatemi, está inserida no objetivo do Estado Maior do Exército de reforçar as operações na faixa de fronteira, por meio de uma articulação dos meios em uma posição estratégica nesta região, conforme publicado na Portaria, do Estado Maior do Exército. Cabe destacar que a ocupação permanente do Esquadrão, proporcionará melhores condições de manutenção das instalações, que foram reformadas entre os anos de 2013 e 2014.

A presença militar na cidade de Iguatemi remonta ao ano de 1956, quando se iniciou a construção do Destacamento Militar de Iguatemi. Com a mecanização do Regimento, em 1988, o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado foi novamente transferido para a cidade de Amambai, sede do 17º RC Mec, e as instalações do Destacamento Militar de Iguatemi passaram a ser ocupadas por efetivos variáveis, por meio de um sistema de rodízio, e de acordo com as missões operacionais.

Durante o ato de reativação, estiveram presentes o Comandante da 4ª Bda C Mec, autoridades e representantes do poder executivo do Município de Iguatemi, além de diversos Órgãos de Segurança Pública, tais como a Polícia Rodoviária Federal, e as Polícias Civil e Militar de Mato Grosso do Sul.

Unidades já em operação.

plugins premium WordPress