SENAD e Polícia Federal comemoram 9 anos de cooperação contra o crime organizado

-

Com a presença do Embaixador do Brasil e autoridades da Polícia Federal, além de representantes de instituições nacionais, foi realizado nesta quinta-feira ato comemorativo do nono aniversário da cooperação permanente entre Paraguai e Brasil no combate aos crimes regionais organizadas. O evento aconteceu na Base de Operações da SENAD localizada em Assunção.

O Ministro Zully Rolón recebeu o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Federativa do Brasil José Antônio Marcondes de Carvalho, bem como o Coordenador Geral de Repressão às Drogas e Facções Criminosas da Polícia Federal Julio Danilo Souza e o Coordenador Geral de Cooperação Jurídica Internacional João Vianey Xavier Filho, entre outras autoridades brasileiras, da SENAD e do Ministério do Interior.

O embaixador afirmou na ocasião que o que se tem feito, em termos de resultados contra o crime organizado, é muito notável, contudo, considerou que muito mais se pode conseguir através da aliança. Dessa forma, ele revelou o interesse e o compromisso do governo brasileiro em continuar fortalecendo a cooperação com o Paraguai, com maior abrangência e resultados.

Por sua vez, o Coordenador Geral de Repressão às Drogas e Facções Criminosas destacou o princípio norteador da atual cooperação: a responsabilidade compartilhada. Ele disse que o crime organizado precisa ser combatido com as instituições organizadas por meio da cooperação e da troca de informações e experiências.

O ministro Zully Rolón destacou a importância da aliança com a Polícia Federal para a SENAD, pois dá maior força às ações contra as estruturas criminosas, afetando não apenas isoladas, mas regionais. Ele destacou as 36 operações da “Nova Aliança” realizadas nos últimos anos, além da apreensão de aproximadamente 7 mil quilos de cocaína, a prisão de 300 pessoas em cerca de 200 operações e a expulsão de 23 perigosos criminosos brasileiros de solo paraguaio.

Ele também mencionou a necessidade de aumentar e fortalecer a cooperação para colaborar no campo da segurança regional. Na ocasião, as autoridades também entregaram placas comemorativas, bem como certificados de reconhecimento por seus esforços no âmbito da atual cooperação.

plugins premium WordPress