SENAD prende importante membro de organização criminosa do narcotráfico

-

Policiais da SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, prenderam Rodrigo Emilio Montalva Aguero, paraguaio de 41 anos, que integrou a organização criminosa liderada por Sebastián Enrique Marset Cabrera e Miguel Ángel Insfrán Galeano o “Tío Rico”. Especificamente ele era o operador logístico, para cumprir funções dentro do esquema que foi criada pelos chefes, para a realização de operações internacionais de tráfico de cloridrato de cocaína, no período compreendido entre 2020 e 2021.

Embora Rodrigo Montalva mantivesse vínculos com ambos os líderes do grupo ilícito, o referido fazia parte da equipe de pessoas de confiança de Miguel Ángel Insfran Galeano. Ao final de 2019, foi responsável pela aquisição de ações da empresa Guaraní Business Import & Export S.A., com o objetivo de utilizar a referida empresa como parte de um esquema logístico para operações de comércio internacional, que serviu como meio de embarque de toneladas de cloridrato de cocaína com destino ao continente europeu.

A detenção

Ele foi detido por Agentes Especiais da SENAD neste sábado, (3) de fevereiro, no Posto de Controle Integrado Ponte da Amizade, lado paraguaio, quando tentava cruzar para Foz do Iguaçu com documento falso. A ação contou com o importante apoio da Marinha e das Migrações do Paraguai. Da mesma forma, a Polícia Federal brasileira administrou anteriormente alertas de migração na área.

Também foi estourada uma casa localizada na cidade de Presidente Franco, onde foram apreendidos 73 milhões de guaranis, um fuzil, três pistolas e dois revólveres, além de um caminhão da marca Ssanyong, modelo Tivoli. Imediatamente após sua captura, o homem foi encaminhado à Base de Operações da SENAD em Assunção, onde fica à disposição do Ministério Público.

plugins premium WordPress