A Polícia Civil do Paraná encontrou na manhã de hoje (26) no aeroporto de Paranavaí um avião que pode ser o que foi perseguido pela Força Aérea Brasileira (FAB), no sábado entre os municípios de Mundo Novo e Japorã. De acordo com o delegado Carlos Henrique Rossato Gomes, o avião prefixo PT EXP possui dezenas de marcas de tiros de grosso calibre nas asas e no interior da aeronave havia apenas um banco, levantando ainda mais a suspeita de que o monomotor é utilizado para o tráfico de drogas ou contrabando.
No final de semana a FAB informou que um avião sem plano de voo e que fazia uma rota “conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas” foi interceptado no sábado. A Aeronáutica disse ainda que atirou na aeronave durante a interceptação. No entanto, o avião “evadiu-se pela fronteira com o Paraguai” e não foi localizado.
Na manhã desta segunda-feira avião apreendido foi levado para o pátio da Delegacia da Polícia Civil de Paranavaí e alguns documentos encontrados no interior dela serão analisados pela Polícia Federal (PF).
De acordo com as informações apuradas pela PF, no dia 26 de setembro de 2012, essa mesma aeronave, foi interceptada e apreendida pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai, carregada com mercadorias eletrônicas e medicamentos. Um piloto brasileiro e outras cinco pessoas foram presos na operação. O avião estava apreendido no país vizinho.