18 toneladas de maconha são apreendidas em acampamentos do tráfico na fronteira

-

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) de Pedro Juan Caballero em operação em diversa propriedades rurais de Cerro Corá, aprenderam cerca de 18 toneladas maconha. Grande parte da droga estava escondida em valas em meio a matas, o que dificultava a busca realizada por helicópteros. Vários acampamentos precários também foram descobertos e destruídos pelos policiais paraguaios. No momento da operação nenhuma pessoa foi encontrada, o que leva a suspeita de que os traficantes foram informados da presença dos agentes da região.

Parte de uma roça de maconha também foi destruída e foram apreendidos, além da droga um Jeep Renegade com placas do Brasil, uma Fiat Strada com placas paraguaias e uma caminhonete Nissan Xtrail sem placas. Os policiais encontraram também prensas hidráulicas e materiais usados no cultivo e no preparado dos fardos de maconha.

De acordo com a SENAD foram apreendidas 12 toneladas de maconha picada que estavam ensacadas, 840 quilos de sementes de maconha e mais 5 toneladas 846 quilos de maconha prensada que estavam enterradas.

Ainda segundo as autoridades paraguaias, os acampamentos e as áreas de plantio pertenciam a facções criminosas brasileiras que estão instaladas na fronteira dos dois países. O prejuízo estimado para o crime organizado é de mais de 4,5 milhões de dólares.

plugins premium WordPress