PF realiza buscas por acusados de incêndios criminosos no Pantanal do MS

-

Polícia Federal em barco em direção aos endereços dos mandados. Foto: (PF/Divulgação)

A Polícia Federal (PF) em Mato Grosso do Sul deflagrou na manhã desta segunda-feira (14), em Corumbá e Campo Grande, a Operação Matáá cumprindo 10 mandados de busca e apreensão e integra a investigação criminal sobre o dano a 25 mil hectares de vegetação da região, que fica na divisa com o Mato Grosso.

A Operação, tem objetivo de apurar e responsabilizar criminalmente possíveis autores das queimadas ocorridas no Pantanal sul-mato-grossense. Desde o início do ano, o Pantanal sofre com queimadas. São diversos pontos do bioma destruídos pelo fogo, tanto em Mato Grosso do Sul como no Mato Grosso.

Conforme a PF, os suspeitos de colocarem fogo na região poderão responder pelos crimes de dano a floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a unidades de conservação, incêndio e poluição (Art. 54, da Lei no 9.605/98), cujas penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Durante a investigação, foi realizada perícia nas áreas afetadas e oitivas dos envolvidos. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

Operação Matáá

A operação foi denominada Matáá, que significa fogo no idioma guató, é em referência aos índios pantaneiros Guatós que vivem nas proximidades das áreas atingidas.

plugins premium WordPress