Avião que seria usado para tráfico é interceptado pela FAB e apreendido em Fátima do Sul

-

Um avião Embraer 810C prefixo PT-WKZ foi interceptado na manhã deste sábado (10) por uma aeronave Super Tucano A 29, da Força Aérea Brasileira (FAB) depois de ser obrigado a pousar no Aeroclube Asas do MS em Fátima do Sul. Depois do pouso o piloto que não teve o nome divulgado foi abordado por militares que já tinham sido comunicados pela FAB e preso em flagrante.

Equipes do DRACCO e da Polícia Civil também foram para o local onde o piloto disse que tinha decolado de Campo Grande, abastecido em Fátima do Sul e seguiu para a fronteira onde embarcaria uma carga de 300 quilos de cocaína que seria levada para São Paulo. Enquanto aguardava a droga notou a presença de policiais e decolou sem a droga, sendo depois interceptado pelo Super Tucano da FAB que foi confundido em outra reportagem por uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça, por um equívoco do site Flightradar como sendo um Tucano A 27.

Os policiais verificaram que às licenças do piloto estavam vencidas desde o ano de 2018 e desde então, o mesmo comandava aeronaves fazendo voos clandestinos principalmente para o tráfico e garimpos em Roraima.

No sistema de Consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o EMB 810 prefixo PT-WKZ encontra-se suspensa para operações, visto estar com certificado de aeronavegabilidade suspensa, portanto, não poderia estar sendo usado.

Na revista pessoal que os policiais fizeram, foi encontrado com ele cerca de 15 gramas de maconha, agravando ainda mais a situação, por estaria colocando em risco a segurança do voo, já que é proibido pilotar aeronaves irregulares, com licença vencida e ainda, sob influência de entorpecentes.

Por conta de tratar se de ocorrência envolvendo modal aéreo, o DRACCO foi acionado e equipe especializada do DRACCO esteve presente em Fátima do Sul, onde assumiu a ocorrência e efetuou a apreensão da aeronave em razão das irregularidades, bem como efetuou a prisão em flagrante do piloto por associação ao tráfico e por ter praticado atentado à segurança de voo.

O piloto foi levado para a Polícia Civil de Fátima do Sul onde foi autuado em flagrante.

A interceptação aconteceu na manhã deste sábado. (Foto: Divulgação)
plugins premium WordPress