Ação conjunta entre as Polícias Civil do MS e Mato Grosso através da DEFRON e Delegacia de Polícia de Sorriso, cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão em operação de combate ao narcotráfico em eu quadrilha dispunha inclusive de bunker para guarda de drogas e armas. No final da tarde de terça-feira (28), foi cumprido mandado de prisão em desfavor de G. F. S. D. S.
Na mesma ação foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um em residência e dois em estabelecimentos comerciais, no município de Sorriso, em Mato Grosso. Os mandados foram cumpridos pelas equipes da DEFRON e da Delegacia de Polícia de Sorriso, na atual residência e nos estabelecimentos comerciais do empresário, sendo apreendidos celulares, dispositivos eletrônicos, documentos de interesse para as investigações, e um veículo BMW X1.
No momento do cumprimento o empresário, indivíduo 39 anos, não estava nos locais, entretanto, para dar cumprimento aos mandados, os policiais da DEFRON realizaram buscas a procura do envolvido, até que por volta de 16h30 conseguiram localizar e prender o empresário num lava rápida localizada no bairro Laguna, em Sorriso.
Levado para a Delegacia de Sorriso, foi interrogado e indiciado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, bem como aguardará a audiência de custódia.
O caso
As investigações sobre esta ramificação do crime organizado para o tráfico, teve início no mês de outubro do ano passado, com a apreensão de quase 10 toneladas de maconha em uma propriedade rural no município de Dourados.
Foi no dia 17, quando policiais da DEFRON no andamento da Operação Hórus/Programa Guardiães das Fronteiras, receberam informação de que um caminhão caçamba sairia de Ponta Porã, com uma carga de maconha que seria descarregar em uma propriedade rural no município de Dourados.
Com base na informação, os policiais passaram a monitorar de forma dissimulada as rodovias e estradas vicinais que ligam os dois municípios na procura do caminhão. As equipes apuraram quando o caminhão suspeito passou pelo “Trevo da PED” seguindo na direção de Fátima do Sul.
Na captura do caminhão, a equipe o avistou ainda na pista da BR 376, e passou monitorá-lo a distância, para identificar o destino final. Na região do km 13 o caminhão entrou em uma estrada vicinal e em seguida foi localizado em um sítio às margens da estrada.
O caminhão estava abandonado com as chaves no contato e no sítio haviam várias casas e galpões, sendo abordado um morador de 56 anos que saiu de dentro da casa com a chegada dos policiais. Questionado sobre o caminhão, contou que havia sido deixado por um desconhecido que tomou rumo ignorado.
Na caçamba, embaixo de uma fina camada de pedras, havia grande quantidade de maconha, assim como, também confessou que escondido dentro de um dos galpões haviam dois contêineres preparados para armazenar drogas, inclusive já com certa quantidade de maconha.
No local indicado os policiais encontraram dois contêineres recém pintados de verde, cobertos por uma estrutura de telhas e fechado por um portão de metal para impedir a visualização de quem passasse pela região. Dentro de um dos contêineres foram localizadas 4,670 toneladas de maconha.
Já no caminhão caçamba, Ford Cargo, foram localizadas mais 5,250 toneladas de maconha, totalizando 9,920 toneladas da droga. Com checagens, foi contatado que o indivíduo responsável pela guarda do local, já era procurado pela DEFRON, justamente por tráfico. No dia 31 de março passado, policiais do DOF apreenderam na casa dele, no Bairro Alto do Indaiá, em Dourados, 5,7 toneladas de maconha. No dia ele não foi encontrado e desde então era procurado.
A polícia inda caça outro empresário, que provavelmente após saber da prisão do comparsa, fugiu de Dourados para a cidade de Sorriso, onde abriu dois estabelecimentos comerciais, um mercado e um açougue, dados levantados pela equipe de investigação da DEFRON. Conforme o Delegado Rafael de Souza Carvalho, foi representado pela busca e apreensão e pela prisão de G. F. S. D. S, cumpridos nesta terça-feira.