DENAR cancela incineração durante a Semana Nacional Antidrogas

-

A DENAR (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico) informa que foi cancelada a incineração de drogas, que aconteceria na manhã da próxima terça-feira, dia 24, na unidade II, do frigorífico JBS Friboi, na saída para Sidrolância, em Campo Grande.

Por conta de alterações na agenda do frigorífico, o ato que integraria as comemorações da Semana Nacional Antidrogas, realizada em Mato Grosso do Sul pelo CEAD (Conselho Estadual Antidrogas), órgão integrante da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), será realizado em outra data, provavelmente na primeira quinzena de julho.

Na última incineração realizada no dia 16 de abril pela DENAR, foram queimadas 35,4 toneladas de drogas. Com a alteração na lei de drogas, que reduziu para 15 dias o prazo para que os entorpecentes apreendidos sejam destruídos, a expectativa da DENAR é que a quantidade seja menor. As delegacias da Capital e do interior interessadas em enviar drogas devem preencher a tabela que pode ser acessada clicando aqui.

A XVI edição da Semana Nacional Antidrogas acontece de 18 a 26 de junho em todo o país.

Grandes apreensões

Nos cinco primeiros meses de 2014 foram realizadas em Mato Grosso do Sul as maiores apreensões de drogas dos últimos anos. A maior delas no município de Paranaíba (MS), onde a Polícia Militar Rodoviária Estadual com o apoio da Polícia Militar do município, apreenderam quase 10 toneladas de maconha, em 16 de maio. A droga estava escondida sob uma carga de trigo, em um caminhão abordado na rodovia MS-240, na entrada da cidade.

A PRE é responsável por mais da metade das drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul, nos primeiros 5 meses deste ano, tirando de circulação mais de 32 toneladas de maconha e quase 200 quilos de cocaína e derivados.

Grandes apreensões realizaram também as equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em ações conjuntas com a DEFRON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) totalizando 11,5 toneladas de maconha e mais de 210 quilos de cocaína, pasta base e crack. O DOF ainda tirou de circulação 21,2 quilos de haxixe e 34 unidades de lança perfume. O maior número de apreensões aconteceu em maio, mês que antecedeu a Copa do Mundo, com a apreensão de mais de 6 toneladas de maconha, somente pelo DOF.

A DENAR apreendeu no período quase 700 quilos de maconha, 38 de cocaína e instaurou 131 inquéritos policiais contra pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas.

Ao todo foram apreendidas em todo o Estado quase 70 toneladas de drogas, nos últimos cinco meses, 37 toneladas a mais que em 2013, quando foram apreendidas no mesmo período pouco mais de 33 toneladas. Desse total, 14,6 toneladas da droga foram tiradas de circulação em Campo Grande. Também foram presas mais de 1.200 pessoas por tráfico de drogas no período.

Cresceram também as apreensões de cocaína e derivados, com mais de 770 quilos em todo o Estado este ano, contra 470 no mesmo período do ano passado. Desse total, 78 quilos foram apreendidos na Capital.

plugins premium WordPress