Uma força-tarefa foi montada em Dourados depois que o líder de uma facção criminosa em Cuiabá (MT), Maikel Pereira dos Santos, de 28 anos, fugiu do IML (Instituto Médico Legal) na tarde de quinta-feira (14). Integram as buscas pelo foragido considerado de alta periculosidade, equipes das polícias Civil e Militar, GMD (Guarda Municipal de Dourados), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), PMR (Polícia Militar Rodoviária) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Maikel foi levado para o Instituto Médico Legal junto com outros oito presos que passariam por exames e posteriormente encaminhados para a PED (Penitenciária Estadual), no entanto, ele conseguiu escapar dos policiais e pulou o muro do local. Ele havia sido preso na noite de terça-feira, (12), em Dourados, foragido da polícia do Mato Grosso, acusado de ser o mandante do homicídio de Gediano Silva, 19 anos, ocorrido na cidade de Lucas do Rio Verde.
A vítima foi decapitada e todo o crime filmado e ainda postado nas redes sociais. Em Dourados, conforme a polícia, Maikel usava documentos falsos, e continuava praticando crimes como o tráfico de drogas.