A Guarda Municipal de Dourados realizou a prisão de dois homens foragidos da justiça chegando a marca de 240 fugitivos capturados pela GMD em 2020. O mérito das prisões é a intensificação das ações preventivas e rondas constantes em patrimônios públicos como forma de furtos e danos, visto que devido a pandemia da covid-19 muitos estão fechados.

Por volta das 15h a equipe da GM realizava rondas na Vila Cachoeirinha próximo ao CEIM Irany Batista, quando um homem de 32 anos ao ver a viatura abandonou uma mochila e tentou correr. Os Guardas Municipais realizaram a abordagem e constaram que o rapaz estava Evadido do Presídio Semiaberto de Dourados. Dentro da mochila foram encontradas um jogo de ferramentas “chaves de boca” que alegou ter pego com um amigo para vender e comprar drogas. O fugitivo foi preso e entregue na Delegacia de Polícia Civil.

Um pouco antes as 14h na Linha do Potreirito foi preso um rapaz de 28 anos que foi abordado em atitudes suspeitas. Durante as checagens no sistema policial SIGO foi constatado a Evasão do Sistema Penitenciário. O rapaz foi preso e encaminhado ao DEPAC para os procedimentos legais. Durante a semana um jovem de 22 anos também foi preso pela Guarda Municipal ao ser abordado na Praça do Cinquentenário em atitudes suspeitas. O rapaz tentou mentir o nome aos GMs, porém após várias checagens foi possível descobrir que o estava foragido da justiça desde 2018, foi preso e entregue na Delegacia de Polícia.

Segundo o Diretor de Operações Inspetor GM Sérgio Mondadori, as prisões de foragidos da justiça também ajudam a reduzir as ocorrências de crimes, visto que muitos foragidos são reincidentes nas práticas delituosas. Outro fator importante é o sentimento gerado de aplicação da lei. Em três anos a Guarda Municipal prendeu mais de 700 foragidos. “Vamos continuar agindo preventivamente defendendo o patrimônio público e a sociedade douradense”, enfatiza o diretor.