Linha chilena quase provoca tragédia em Dourados

-

Partes da moto ficaram danificadas pela linha chilena. (Foto: Divulgação)

Um motociclista teve um dedo de uma das mãos cortado na tarde deste domingo (18) ao tentar se livrar de uma linha “chilena”, ou linha de competição, fabricada com pó de quartzo e de venda e utilização proibida no Brasil.

O fato ocorreu quando o motociclista que não teve o nome divulgado,  trafegava pela rua Antônio Emílio de Figueiredo na região do Jardim Clímax. Ao se aproximar de um semáforo ele  percebeu a linha e para se livrar dela colocou a mão a frente e teve o dedo cortado, parando bruscamente a motocicleta que conduzia.

A linha não feriu o motociclista com gravidade, mas poderia ter causado uma tragédia, já que parte da moto como carenagem, luva e protetor do pisca alerta foram cortados pela potente linha. O freio á disco da moto também foi danificado, já que parte da linha ficou enrolada na roda dianteira.

Para os agentes da Guarda Municipal que atenderam a ocorrência,  o condutor disse que estava bem devagar e por isso teve tempo de parar, pois se a linha tivesse enroscado no meu corpo poderia ter havido uma tragédia.

A Guarda Municipal fez rondas pela região, mas não foi possível identificar quem soltava aquela pipa com linha chilena, os Guardas tiveram que usar uma faca para cortar a linha que enroscou na motocicleta.

Momentos antes no Ceper Arnulfo Fioravante, uma guarnição  já tinha recolhido um carretel com linhas com cerol e linha chilena que estava abandonado no local.

A Guarda Municipal vem orientando a população constantemente dos perigos do uso desse material e alertando para os riscos de acidente, inclusive com morte provocados pela linha. Somente nos últimos dias já foram realizadas 15 apreensões de linhas com cerol e chilenas e os usuários advertidos.

Segundo o Diretor de Operações da Guarda Municipal de Dourados Evaldo Eliandro, é  precisamos que a população denuncie essas situações como forma de prevenção. Ele disse que os telefones 153 e 199 estão á disposição das pessoas e que as equipes estão nas ruas orientadas a recolherem esses matérias que podem causar acidentes graves.

Todos os anos dezenas de pessoas morrem ou ficam feridas por acidentes causadas pelas linhas chilenas em todo o Brasil.

plugins premium WordPress