Operação na PED deve durar toda a quarta-feira

-

(Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)

Os militares do Exército Brasileiro, policiais militares do 17º Batalhão de Choque da Capital do 3º Batalhão de Dourados da Policia Civil, Corpo de Bombeiros, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), agentes penitenciários e policiais rodoviários federais, só devem deixar a Penitenciária Estadual de Dourados no final da tarde desta quarta-feira.

A segunda fase da Operação Poty Poran, começou com o esvaziamento de todas as celas do presídio e com os presos sendo colocados no pátio externo. O objetivo da megaoperação é retirar do interior das celas armas, entorpecentes e aparelhos de comunicação, como telefones celulares.

A primeira etapa foi realizada em Campo Grande em fevereiro e faz parte de uma ação preventiva desencadeada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) em conjunto com o governo federal e visa enfraquecer o poder das facções criminosas dentro das unidades prisionais e garantir a manutenção da ordem nestes locais.

Segundo o coronel Marcelo Costa Lima, chefe do Estado Maior na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a tecnologia utilizada para auxiliar os policiais militares dentro do estabelecimento penal é a empregada no projeto Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras), instalado em Dourados. “Todos os equipamentos tecnológicos do Sisfron estão sendo usados nessa ação. Podemos utilizar aqui como em toda e qualquer operação”, contou.

Com o uso desta tecnologia a ação está sendo transmitida ao vivo para um centro de monitoramento e para unidades móveis, onde profissionais de segurança podem acompanhar o trabalho e até sugerir procedimentos se for necessário.

Construída para abrigar 720 internos a Penitenciária Estadual de Dourados tem hoje mais de 2500 homens cumprindo pena no local.

plugins premium WordPress