Centenas de policiais com armamento de grosso calibre e até o uso de blindados estão sendo usados para tentar conter a violência que explodiu esta semana em Pedro Juan Caballero com três assassinatos e três pessoas feridas. Execuções em plena luz do dia e o emprego de força na execução dos crimes acabou causando medo na população da fronteira entre o Brasil e Paraguai.
Em resposta direta à escalada da violência e à necessidade de desmantelar o poder da organização criminosa, o Governo do Paraguai, por determinação do Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, mobilizou 42 soldados da FTC (Força Tarefa Conjunta), ligada ao Exército paraguaio.
Este contingente especializado foi enviado para atuar em conjunto com as forças de segurança locais em Pedro Juan Caballero, visando reforçar o combate ao crime organizado e garantir a aplicação da lei em uma região marcada pela impunidade e pelo uso de armamento de alto poder de destruição.
Nesta sexta-feira (24) diversas ações de bloqueios foram realizadas em toda a região e agora a noite a presença ostensiva de homens da FTC com blindados e o trabalho do setor de instigação da Polícia Nacional continua. O objetivo é dar tranquilidade para a população e prender os criminosos e membros de organizações criminosas instaladas na fronteira.
