PF deflagra operação contra tráfico de drogas em MS, GO e SP

-

Operação Talpa foi deflagrada pela Polícia Federal. (Foto: Gridânia Brait/TV TEM)
Operação Talpa foi deflagrada pela Polícia Federal. (Foto: Gridânia Brait/TV TEM)

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (15) a operação Talpa, de combate ao tráfico interestadual de drogas. Cerca de 100 policiais federais cumprem 26 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, e Goiás. No MS, são cumpridos mandados em Campo Grande, Naviraí e Ponta Porã.

O inquérito policial teve início em agosto de 2015, após a realização de diligências para apurar informações sobre a ocultação de drogas em propriedades rurais na cidade de Catanduva (SP).

Segundo a PF, o grupo agia em Campo Grande, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Amambai, Naviraí, Catanduva (SP), Avanhandava (SP), Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO).

As investigações apontaram que uma organização criminosa que atuava há mais de cinco anos transportava drogas em automóveis de passeio e caminhões do Mato Grosso do Sul para Catanduva, onde era armazenada e posteriormente redistribuída para outras cidades paulistas e Goiânia. Durante os dois anos de investigação foram realizados trinta flagrantes, com a prisão de 68 pessoas, sendo apreendidas mais de 10 toneladas de drogas.

Operação Talpa – Talpa é uma espécie de toupeira que também possui o hábito de viver enterrado em tocas, sendo uma alusão ao modus operandi utilizado pelos investigados para a ocultação de drogas.

Os presos serão encaminhados a estabelecimentos prisionais estaduais, onde ficarão à disposição da Justiça, respondendo, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e crime de associação criminosa, cujas penas variam de 3 a 15 anos de reclusão.

plugins premium WordPress