A Polícia Federal realiza desde as primeiras horas desta terça-feira, (9), a Operação Rota 163, contra quadrilha investigada por traficar drogas do Paraguai, a partir de Ponta Porã, para outros estados brasileiros. Os alvos são investigados por tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo nota da PF, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão, também um de prisão, em Campo Grande e Ponta Porã. Além disso, a 1ª Vara Federal Criminal de Guaíra, Paraná determinou o sequestro de bens e valores dos investigados.
As apurações começaram em janeiro de 2023. Duas integrantes da quadrilha foram presas transportando aproximadamente 30 quilos de pasta base de cocaína, no tanque de combustível, quando passavam na BR-163, no município de Quatro Pontes, no Paraná. O entorpecente entrava no Brasil por Pedro Juan Caballero, no Paraguai e Ponta Porã. A quadrilha utilizava uma rede de transportadores, fornecedores e compradores.
A droga era distribuída em diversos estados da federação como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.