Presos fazem greve de fome em Dourados

-

Os presos protestam contra a superlotação no local. (Foto: Divulgação)

Os presos que estão em celas no 1º Distrito Policial de Dourados deflagraram greve de fome nesta segunda-feira, protestando contra a superlotação. Para tentar conter o movimento, o delegado Adilson Stiguivitis pediu auxílio à 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que engloba os municípios de Dourados e Itaporã.

No final da manhã desta terça-feira, o presidente da 4ª Subseção Alexandre Mantovani, o Conselheiro Federal Wander Medeiros e o representante da Comissão de Direitos Humanos, Rafael Medeiros, foram até o local e conversaram com os detentos.

No início da tarde, eles disseram ao Diário MS que a Ordem foi chamada para “tentar mediar a solução para o impasse criado pelo movimento de reivindicação dos presos”.

Segundo eles, a superlotação nas celas daquele DP tem provocado “dificuldades operacionais e afligido as condições de convivência dos próprios internos, havendo dias em que os presos chegam a ficar em até 22 pessoas em uma cela estruturada para 4 pessoas”.

Depois de muita conversa (foto), os presos concordaram em cessar a greve de fome. O presidente local da OAB ressaltou que o delegado Stiguivitis tem tomado providências para evitar esse estado de superlotação mediante pedidos de transferências dos presos.

Alexandre Mantovani informou ainda que a “OAB, defensora dos Direitos Humanos e das forças de segurança, já está providenciando encaminhamentos e diligências, através de expediente junto à Vara de Execução Penal de Dourados, para encontrar saídas para essa situação de superlotação das celas, pleiteando a transferência dos internos para as unidades prisionais adequadas”.

plugins premium WordPress