Puccinelli é levado para a PF em nova fase da Lama Asfáltica

-

O ex-governador André Puccinelli (PMDB) foi levado na manhã desta quinta-feira para a sede da Polícia Federal em Campo Grande na nova fase da Operação Lama Asfáltica que investiga desvio de recursos públicos. Os policiais chegaram por volta das cinco e meia da manhã na casa do peemedebista e ele deixou o local acompanhado de delegados e agentes federais.

Na nova etapa da investigação estão sendo cumpridos 44 mandados entre prisão preventiva, condução coercitiva e busca e apreensão em quatro cidades de MS e outros dois estados.

Entre os alvos dos mandados estão o filho de André, o advogado e professor universitário André Puccinelli Júnior, o ex-secretário-adjunto de Fazenda, André Cance, Mauro Cavalli, ex-chefe de licitação da Secretaria de Meio Ambiente, em Campo Grande, ainda quando André Puccinelli era prefeito de Campo Grande, entre 1997 e 2004, além do empresário Mirched Jafar Júnior, proprietário da Gráfica Alvorada.

Mais de 250 policiais federais, servidores da CGU (Controladoria Geral da União) e servidores da Receita Federal foram acionados para o trabalho de hoje e a movimentação é grande na sede da Polícia Federal que informou que a nova fase foi motivada após investigação em provas colhidas em fases anteriores. As fraudes em licitações, superfaturamentos em obras públicas e pagamento de propinas desviaram valor estimado em R$ 150 milhões.

A quarta fase foi intitulada Máquinas de Lama, pois de acordo com a Polícia Federal, os valores de propina pagos eram justificados com o aluguel de máquinas, geralmente com o único propósito de justificar os pagamentos.

Também ficou confirmado, conforme a polícia, o envolvimento de servidores públicos e a tentativa de lavagem de dinheiro, com a obtenção de benefícios e isenções fiscais. A Lama Asfáltica investiga o desviou recursos públicos em licitações públicas, superfaturamento de obras públicas, aquisição fictícia ou ilícita de produtos e corrupção de agentes públicos.

Os recursos desviados passaram por processos de ocultação da origem, resultando na configuração do delito de lavagem de dinheiro, conforme a PF em nota. (Com informações do Campo Grande News e Midiamax)

plugins premium WordPress