Segurança morre em confronto com agricultores e indígenas no Paraguai

-

Por volta de 3h30 da madrugada desta segunda-feira, (29), ocorreu um confronto na fazenda KLM, localizada no bairro Zanja Moroti, distrito de Itakyry, Departamento do Alto Paraná, que deixou uma vítima fatal. Segundo o boletim de ocorrência, cerca de 40 pessoas, entre indígenas e camponeses armados com fuzis e facões, chegaram na fazenda de Newton Salvaty e enfrentaram os seguranças que faziam a guarda do local.

Os guardas responderam ao ataque e, no meio do confronto, morreu Marcos Pérez Aquino, que teria sido atingido com facadas. Horas depois, policiais do Grupo de Operações Especiais (GEO) chegaram e os indivíduos armados fugiram, deixando para trás uma caminhonete Nissan, que haviam roubado dos seguranças. A área é considerada conflituosa devido aos repetidos episódios de violência entre indígenas e guardiões do imóvel objeto do conflito. A investigação do caso ficou a cargo do procurador de Minga Porã, Édgar Benítez, que realizou perícias no local.

Milciades Rojas, chefe da empresa de segurança privada que atua no local, afirmou que há algumas semanas foram contratados pelos proprietários da área para vigiar o local, diante da ameaça de invasões de agricultores e indígenas. Ele explicou que cinco guardas foram designados para vigiar durante o dia e outros cinco para a noite. “Tiveram que proteger o local para que ninguém entrasse. “Não esperávamos que eles atacassem dessa forma”, disse.

“Ainda não completamos um mês de atendimento, é a primeira vez que isso acontece conosco. Numa zona rural é a primeira vez. Pouco depois de trabalharmos. Disseram-nos que havia indígenas e que não eram só indígenas, havia pessoas que usavam armas de fogo. Cinco funcionários durante o dia e cinco à noite tiveram que se proteger contra a entrada. Eles nunca tentaram, desta forma nunca esperávamos”, continuou.

plugins premium WordPress