SEJUSP diz que presos tentaram impedir vistoria na PED

-

A operação pente fino foi realizada nesta quarta-feira em Dourados. (Foto:Antonio Coca)

Em nota publicada na tarde desta quarta-feira a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul disse que os presos tentaram impedir a entrada do Pelotão de Choque na Penitenciária Estadual de Dourados (PED). Os policiais chegaram na unidade prisional pouco antes das sete horas da manhã e alguns internos tentaram impedir o acesso dos policiais para impossibilitar que as vistorias fossem feitas pelos agentes penitenciários, ocasionando um princípio de tumulto, sendo controlado pelas forças de segurança.

A operação pente-fino contou com integrantes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, e foi autorizada pela Vara de Execução Penal de Dourados.

A medida repercutiu com manifestações nos presídios de Três Lagoas, Campo Grande e Dois Irmãos, em protesto às vistorias realizadas na PED, mas que foram rapidamente controladas pelas direções dos estabelecimentos penais e agentes penitenciários, sem maiores alterações e consequências, não sendo necessária a intervenção da Polícia Militar em nenhuma das unidades.

A SEJUSP informou também que na Máxima de Campo Grande e na Penitenciária de Três Lagoas, a manifestação ocasionou danos em algumas celas e os internos foram realocados para que sejam feitos os reparos necessários. Já em Três Lagoas, durante a manifestação, um detento machucou a mão, sendo rapidamente socorrido.

A vistoria na Penitenciária Estadual de Dourados resultou na apreensão de celulares, sete carregadores, quatro fones de ouvido, dois chips, 89 armas artesanais, 40 barras de ferro e 12 canos de ferro que foram retirados das estruturas das próprias celas, além de 136 gramas de maconha e 164 gramas de cocaína.  A operação foi realizada no Raio 2 e Cadeia Linear e envolveu a participação de cerca de 30 agentes penitenciários e 100 policiais do Batalhão de Choque.

De acordo ainda com a nota, “operações como essa que aconteceu hoje em Dourados, são necessárias e continuarão ocorrendo de forma sistematizada, conforme o planejamento estratégico da secretaria”.

Os policiais deixaram a PED pouco depois das três horas da tarde e já retornaram para Campo Grande.

plugins premium WordPress