SENAD apreende mais de 48 toneladas de maconha que viriam para o Brasil

-

Em uma grande ação da Secretaria Nacioonal Antidrogas do Paraguai, SENAD, a “Operação Marangatu” realizou a apreensão recorde de mais de 40 mil quilos de maconha prensada, organizada e preparada para envio ao mercado criminoso brasileiro. A ação foi um duro golpe ao crime organizado no Departamento de Canindeyú.

A operação foi resultado de um trabalho de inteligência coordenado pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e pelo Comando de Operações de Defesa Interna (CODI). No âmbito da operação, o grupo operacional teve um confronto armado na cidade de Marangatú, contra um grupo de traficantes de drogas.

Nessa ação, quatro pessoas foram presas, uma delas ferida.Como resultado, quatro pessoas foram detidas, uma delas ferida. Foram apreendidas armas de fogo, munições e vários outros materiais uysados pelos traficantes. A presença da Sub Área de Pacificação 5 (SAP 5) no Departamento de Canindeyú, viabilizada por ordem do Presidente Santiago Peña, foi decisiva para o sucesso das operações, permitindo uma intervenção eficaz e um dos maiores golpes registrados ao tráfico de drogas.

Desmantelar a rede de “Macho”

A Operação Marangatu junta-se a uma série de ações estratégicas que as autoridades têm realizado para desmantelar a estrutura do grupo criminoso “Macho”. Entre as operações ​​estão a Operação Ignis (Saltos del Guairá, 16 de dezembro de 2023) em que 9 pistoleiros morreram, 10 presos, arsenal de guerra apreendido e prisão do líder brasileiro Ricardo Picolotto, posteriormente expulso do País.  Operação Ignis Fase 2 (Corpus Christi, 23 de dezembro de 2023): 10 incursões contra logística criminosa, desativação de hangar e pista clandestina. Incursões (Colônia Ko’ê Porã, Villa Ygatimí, 24 de maio de 2024), apreensão de 4 toneladas de maconha e um detido. Captura de Selva Hú (Villa Ygatimí, 22 de agosto de 2024), prisão de Selva Elizabeth Portillo Rodas junto com 4 assassinos, armas, veículos e drogas apreendidas. Ações em

Salto del Guairá (12 de setembro de 2024) com apreensão de 2 toneladas de maconha, 3 barcos e um caminhão. Operação Talión (Yby Pyta, 14 de outubro de 2024) contra uma base logística, com apreensão de 3.798 quilos de maconha, veículos e documentos.

Próximas etapas

O Ministério Público e os agentes da SENAD seguem realizando o trabalho jurídico correspondente para fortalecer as investigações e garantir que os responsáveis ​​​​enfrentem a justiça. Esta operação histórica demonstra a eficácia do trabalho coordenado entre as instituições e o compromisso do Governo do Paraguai na luta contra o crime organizado.

plugins premium WordPress