SENAD prende chefe do narcotráfico peruano em Mariscal Estigarribia

-

Agentes Especiais da SENAD, lotados no Departamento Regional 6 de Mariscal Estigarribia, no Chaco Paraguaio, prenderam uma mulher considerada uma das principais chefes no tráfico d e cocaína no Peru. Ela foi apanhada durante uma ação de rotina nas dependências da Direção Geral Aduaneira de Mariscal Estigarribia, em coordenação com pessoal do órgão e da Imigração.

No momento da checagem, a mulher apresentou um documento boliviano com conteúdo falso, mas após verificação junto às autoridades bolivianas e peruanas, constatou-se que sua verdadeira identidade é Reyna Violeta Gozme La Fuente, peruana, de 43 anos, conhecida no crime como “Tía Reyna”. A promotora Laura Ávalos ordenou a prisão da mulher, que será processada por posse de documentos falsos. Foi encaminhado à delegacia da cidade de Loma Plata.

Historia criminal

Segundo fontes oficiais e publicações na mídia, Reyna Violeta dirige uma organização internacional de narcotráfico dedicada ao processamento, coleta e transporte aéreo de drogas do VRAEM, sigla para o Vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro, área geopolítica do Peru localizada na densa mata das províncias de Huanta, Satipo e La Convencion, em direção à Bolívia, Paraguai e Brasil. Ela tem ao menos três processos em seu país de origem pelo mesmo crime.

Presumivelmente, a mulher se deslocou entre a Bolívia e o Paraguai para coordenar o envio de carregamentos de drogas a partir de pistas clandestinas localizadas em território peruano. Segundo informações colhidas, a mulher seria a principal coletora de cocaína produzida na área do VRAEN, podendo recolher até 5 toneladas da droga.

plugins premium WordPress